COLHENDO SAÚDE

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Encontro Pedagógico leva 800 educadores ao Centro de Cultura Olívia Barradas em Valença‏

Com o tema “Planejando ações através de Práticas Significativas”, o Encontro Pedagógico 2012 realizado pela Prefeitura de Valença, através da Secretaria Municipal de Educação, na tarde/noite desta terça-feira (14) no Centro de Cultura Olívia Barradas, foi marcado por vários momentos recheados de surpresas e muita competência da equipe que coordenou o evento. Cerca de 800 educadores assistiram a uma verdadeira aula de cidadania, respeito e valorização, elevando a autoestima de toda a equipe da Secretaria, que tem agora à frente a professora Marineide Sousa Santos dando seguimento ao trabalho realizado nos últimos três anos pela ex-secretária Adriana Souza Silva.     

O coral da 2ª Igreja Batista abriu o encontro e surpreendeu interagindo com os educadores. Em um momento de muita emoção, todos se cumprimentaram e se abraçaram, numa confraternização que levou às lágrimas algumas pessoas.

Os números apresentados pela Secretaria de Educação revelaram um trabalho que a partir de 2009 vem a cada ano alcançando resultados mais significativos. Atualmente, a rede conta com 676 professores em atividades de classe e mais 80 ocupando outros cargos. Quando assumiu, o Prefeito Ramiro Queiroz encontrou um quadro composto por 575 docentes, o que representa um incremento de 31% no número desses profissionais contratados e trabalhando no avanço da educação em Valença. Sendo assim, nesta gestão, mais de 100 novos educadores concursados foram convocados. Outro índice significativo é o que aponta para o nível dos educadores: 66% dos professores possui graduação, o que coloca Valença entre os municípios com maiores índices de profissionais da educação graduados na Bahia. O município possui 148 unidades escolares, com 77% delas na zona rural, gerando um grau maior de dificuldades devido às necessidades de deslocamentos, dependendo do transporte escolar em volume também muito maior do que acontece na grande parte das outras localidades do estado.

“Desafio”, com essa palavra, a nova Secretária de Educação de Valença, Marineide Sousa dos Santos, iniciou sua fala. A Secretária destacou o legado recebido, como importantes ações em prol da educação no município. “É preciso garantir a participação de todos. A educação não será para todos enquanto todos não participarem da educação”, disse.

Representando o prefeito Ramiro Queiroz, que se encontrava em Salvador cumprindo agenda oficial, o Secretário de Saúde, José Alexandre, reconheceu as dificuldades enfrentadas pela Secretaria de Educação, principalmente pelo fato de o município contar com 2.335 km de estradas vicinais, interligando várias localidades, exigindo a presença do poder público em todas elas. Alexandre reforçou a necessidade de atenção com os pilares que formam o cidadão: Escola, Família e Religião. Já a Secretária de Promoção Social, Jucélia Nascimento, reconheceu as dificuldades enfrentadas na Educação, mas lembrou que o Prefeito Ramiro Queiroz tem se dedicado a dotar as suas secretarias de equipamentos para a realização de um grande trabalho, valorizando seus colaboradores. Tanto a Diretora da Direc V, Flodolina Angélica, quanto a Diretora da APLB, Maria Salete, reconheceram o grande trabalho realizado pela ex-secretária Adriana Souza e atestaram a capacidade da atual Secretária, Marineide Sousa e a iniciativa da administração municipal em efetivar uma pessoa da equipe. A Vereadora Maria Helena ressaltou a iniciativa do Prefeito Ramiro na transição do cargo. “Um processo sem traumas”, destacou. Já o Vereador Reginaldo Araújo reconheceu a capacidade da nova diretora, mas ressaltou o grande trabalho feito por Adriana Souza.

O Encontro contou também com duas importantes palestras: “A Prática Educativa: dimensões do ensinar e do aprender”, proferida pelo Professor da UFBA, Dr. Roberto Sidnei, e “Planejando as ações através de Práticas Significativas”, pela Professora Mestra Silvana Ferreira.

O Encontro foi também um momento de reencontros (o trocadilho é proposital). Entre os presentes, a Secretária de Promoção Social, Jucélia Nascimento; o Secretário de Saúde, Dr. José Alexandre; a Diretora da DIREC V, Flordolina Angélica; a Diretora da APLB, Salete Lucena; os Vereadores Bertolino de Jesus (Presidente da Câmara), Reginaldo Araújo, Antônio Barreto, Maria Helena, Diana Farias; os Secretários Municipais Edna Xavier (Cultura), Ana Paula Pereira (Meio ambiente), José Quadros (Turismo); o Diretor de Epidemiologia, Eduardo Gomes; a Coordenadora do Centro de referência da Mulher, Marildes Nascimento; o pastor Ailton Jr; o representante dos pais de alunos, José Carlos; Márcia Rocha, Presidente do conselho Municipal de Educação; Denise Conceição, Diretora de Ensino, e Maria Gonçala, Presidente da ADAV
(Magno Jouber – diretor de Comunicação PMV)

Um comentário:

  1. Muito bom!
    O Encontro esse ano foi muito bem organizado com uma proposta muito boa(não diferente dos outros anos. PARABÉNS A TODA EQUIPE DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E MUITA FORÇA PARA NEIDINHA.

    ResponderExcluir