IPTU 2024

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

MaCRo - 2012: Uma Valença Possível Começa!

Adriano Pereira
Nosso Pequeno Príncipe

Dezembro e Janeiro são para muitos meses de descanso. Para nós da MaCRo, construtores e semeadores de sonhos, foram meses de intensa atividade. Além do movimento diário dos artistas locais, recebemos nesses dias algumas visitas ilustres, que reforçou-nos a determinação de continuar em 2012 assumindo o desafio de construir um espaço onde seja possível, juntando liberdade e diversidade, produzir arte.

A primeira visita que recebemos foi de Jefferson Brandão, valenciano, morador da zona rural de Valença, Jefferson estudou na EMARC – Valença, cursou Agroecologia na UFRB e largou tudo para integra-se à UNILA (Universidade Federal da Integração Latino Americana). Jefferson é desses andarilhos que nos fazem reascender o sonho da Pátria Grande de Bolívar e dos grandes sonhadores que nuestra terra produziu. A última vez que o havia encontrado foi em Agosto de 2011, quando capitaneada pela professora Taylane Nascimento, realizamos na FAZAG a 1ª Feira do Livro Valenciano. Naquela iniciativa pioneira onde reunimos o professor Moacir Saraiva; o presidente da AVELA, Alfredo Gonçalves Neto; o decano Mustafá Rosemberg; o nosso bardo Ricardo Vidal e o Mestre em Lingüística, Jocenilson Ribeiro para difundir a literatura valenciana. Jefferson silenciosamente teve uma atitude ousada: levou em sua mala alguns exemplares dos NOVOS VALENCIANOS. Desta vez, ele voltou, sem avisar, para prestar contas: os livros estao sendo lidos e traduzidos por professores e estudantes chilenos, argentinos, peruanos...

No campo da música, pela MaCRo passou também Renato, vocalista e guitarrista da Banda Kodesh de Itabuna. A Kodesh esteve tocando no Centro de Cultura de Valença em março de 2011, quando realizamos com a presença da Banda Dynamus (Salvador-BA) e as bandas locais No I Feel e os 4 Elementos, o 1º Encontro de Musica Alternativa em Valença. Renato levantou a chama de realizarmos o 2º EMA. E se ela não gemer mais uma vez no Centro de Cultura de Valença, poderá voar para abrigar-se diretamente na MaCRo...

No campo dos movimentos sociais, recebemos também a visita do presidente da CUT Bahia, o valenciano Martiniano Costa, que veio pessoalmente renovar seu apoio a manutenção deste espaço como quilombo de resistência e afirmação da cultura.

Da graça e do estado do Espírito Santo, mais precisamente da cidade de Vila Velha, por aqui chegou também Suelma Costa. Sua visita trouxe Juliano Britto, onde num brinde a vida assumimos o desafio de voltar a subir aos palcos: Suelma, após turnê pelo Estado do Espírito Santo pretende voltar em Abril, para na MaCRo apresentar um monólogo onde a diretora assumira o papel de atriz. Já Juliano embarcou na loucura de montar comigo Amares – Uma saga de todos os ares, último texto escrito por Otávio Mota que já se prontificou a assinar a direção do espetáculo.

No campo dos amigos íntimos, por aqui também passou Nádia Ribeiro plantando a idéia de um bazar cultural. Na área de comunicação, o jornalista Pedro Caribé visitou-nos com o desafio de implantar uma casa de cultura digital. O também jornalista Cadu Oliveira, alem de dar os ultimatos para a realização de sua oficina sobre web-video a ser realizada na MaCRo, propôs o registro visual do espetáculo Há vagas para Rapazes de Fino Trato, uma nova turnê em março, além da proposta, à queima roupa, de organização da 2ª edição dos Novos Valencianos...

No campo das artes visuais Gugui Martinez deu continuidade ao projeto Deixe sua marca – registrando em um dos muros seu trabalho. As obras iniciadas na fachada por Otavio Mota e Jamile Menezes agora continua nos muros do nosso quintal e em sua cola vieram também Darlan e David Wyllian.

Dada à sua pluralidade, David organizou também uma Jam Session no último dia 30 de dezembro, funcionando como uma espécie de pré-reveillon e trazendo muita gente boa que se agregou à música entre eles Sassá (estudante de música da UFBA), Tico (guitarrista da banda Pã), Bóris com seu trombone, Fred Gazo, Nadson, Mateus Magyver e Etevaldo Santos, ex presidente da Associação Amigos do Rock em Valença e autor da lendária música Ramirolândia ...

Cinéfilo, Etevaldo realizou ainda em dezembro na MaCRo a exibição de Meteorango Kid (1970), do cineasta baiano André Luiz Oliveira. ET(como é conhecido) assumiu temporariamente a organização do MaCRo Cine Clube que exibirá toda sexta às 18 horas, bons filmes que não estão em cartaz nas grandes salas nacionais. E janeiro já começou com a exibição de “Eu me lembro”, do cineasta baiano Edgar Navarro. Nessa sexta, 13 tem a exibição de Estamira.

Ainda no campo da imagem, Gilberto Magalhães, chegou de Salvador com duas boas noticias: o contato feito com o ator Antônio Godi, o qual se comprometeu a realizar a exibição do filme Jardim das Folhas Sagradas na MaCRo, com um enfoque especial para as comunidades de terreiros de candomblé, contando inclusive com a presença do diretor do filme, Póla Ribeiro e a exposição fotográfica “Valença da rua” – a ser organizada pela professora Cora Macedo.

Enfim, com tanta coisa acontecendo e por acontecer, falta-nos tempo até mesmo para falar. Mas 2012 promete! Se “anunciaram e garantiram que o mundo ia se acabar”, respondo que “agora não to mais com medo... Deus me livre de ter medo agora, depois que já pus os dois pés no mundo”... Valencianos e valencianas, homens e mulheres de boa vontade, têm duas opções: arregaçar as mangas e juntos caminharmos para construirmos sonhos possíveis, pois como cantou outro baiano “sonho que se sonha junto é realidade” ou cruzar os braços, esperar e guardar este manuscrito para, ao fim de 2012, se sobrevivermos, cobrar-nos sentados em sua comodidade o que não foi possível acontecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário