IPTU 2024

sábado, 28 de janeiro de 2012

Direc 5 reúne dirigentes para planejamento do ano letivo

Governo da Bahia revoluciona e implanta na rede estadual o NUPAIP - Núcleo de Planejamento, Acompanhamento e Intervenção Pedagógica

Uma jornada para começar de novo com tudo novo. É assim que a rede estadual do Baixo Sul se organiza para começar o ano letivo de 2012. Renovar as forças e os instrumentos capazes de melhorar sempre a qualidade do atendimento e dos resultados. Sob esse prisma, a DIREC-5 realizou reunião com diretores escolares e coordenadores pedagógicos dos 15 municípios que compõem o sistema estadual de ensino nas 25 unidades escolares da rede, no último dia 25/01, em Valença.

Na ocasião, foi lançado o Programa de Planejamento, Acompanhamento e Intervenção Pedagógica – PAIP, uma proposta inovadora da Secretaria de Educação da Bahia, com vistas a melhorar as formas e instrumentos de planejamento, acompanhamento e gestão pedagógica das escolas públicas estaduais.

O PAIP é um projeto de gestão, que lança um olhar sistêmico sobre a escola e seus processos de gestão pedagógica. A partir de dados emergentes da dinâmica escolar, monitoram-se e analisam-se os resultados das Unidades Escolares para elaborar um plano de intervenção em conjunto com os(as) envolvidos(as) observando o avanço das atividades de cada UE, acompanhando sistematicamente as informações, para subsidiar coletivamente planejamentos e ações de intervenção cotidianas que gerarão relatórios de identificação, permitindo a descrição da realidade da UE, para a tomada de novas decisões.

O monitoramento pelo Núcleo Central em Salvador e pelo Núcleo Regional em Valença e Unidade escolar será através do “Ambiente Virtual de Aprendizagem”, o AVA, ferramenta de comunicação que permite a interação em tempo real entre as três instâncias garantindo que as escolas tenham respostas imediatas às solicitações, e que o acompanhamento pedagógico seja uma prioridade dentro da complexidade da escola. 

"O planejamento agora é coletivo, inclusive o AC dos professores terá dia e hora marcada para reunião semanal do coordenador, articulador e professores de cada área. Tudo será acompanhado de perto pelo Secretário da Educação do Estado, Professor Osvaldo Barreto, que acessará as informações on line e vai monitorar o fluxo de atendimento às demandas das escolas. Se houver necessidade, ele acionará o Núcleo central para fazer a intervenção", anuncia a professora Flordolina Angélica, diretora regional.

“A Jornada Pedagógica 2012 será um importante momento para o Professor discutir e planejar suas ações para o ano letivo, que inicia em 06 de Fevereiro. Subsidiados pelos relatórios da situação escolar fornecido pelo PAIP, será possível elaborar um planejamento direcionado aos aspectos considerados ‘insuficientes’ e priorizar as ações que visem a melhoria da prática pedagógica, o fortalecimento da aprendizagem e a transformação do espaço escolar num ambiente prazeroso aos alunos, garantindo a ele o direito de aprender”, disse Irineu Santana, Coordenador de Desenvolvimento da Educação Básica da DIREC-05.

Nenhum comentário:

Postar um comentário