+ DE 20 obras

domingo, 4 de dezembro de 2011

Santa Bárbara é homenageada em Valença

SANTA BÁRBARA = IANSÃ


Os adeptos do candomblé, umbanda, católicos e outras religiões celebram Iansã, fechando, hoje, o ciclo festivo de Santa Bárbara, com uma grande missa solene na Igreja de São Pedro, no bairro do Tento.

Esse encontro anual já é uma tradição da comunidade. Após a missa é realizada uma caminhada\procissão pelas principais ruas do centro da cidade e servido um delicioso caruru, rendendo honra e glória a Iansã.

TORRINHAS
O distrito de Torrinhas, em Cairu, celebra também hoje Santa Bárbara\Iansã, como sua máxima protetora, padroeira e inspiradora.

IANSÃ
Santa Bárbara\Iansã é uma das divindades mais cultuadas na Bahia. A tempestade é o poder manifesto de Iansã, rainha dos raios, do fogo, das ventanias e do tempo que se fecha sem chover. Iansã é uma guerreira por vocação, sabe ir à luta e defender o que é seu, a batalha do dia a dia é a sua felicidade.

Ela sabe conquistar, seja no fervor das guerras, seja na arte do amor. Mostra o seu amor e a sua alegria contagiantes na mesma proporção que exterioriza a sua raiva, o seu ódio. Dessa forma, passou a identificar-se muito mais com todas as atividades desenvolvidas fora do lar; portanto não aprecia os afazeres domésticos, rejeitando o papel feminino tradicional.

Iansã é a mulher que acorda de manhã, beija os filhos e sai em busca do sustento.

SEU DIA: Quarta-feira
CORES: Marrom, Vermelho e Rosa
SÍMBOLOS: Espada e Eruesin
ELEMENTOS: Ar em movimento, Fogo
DOMÍNIOS: Tempestades, Ventanias, Raios, Morte
SAUDAÇÃO: Eparrê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário