IPTU 2024

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Pescadores são capacitados pela Capitania dos Portos em parceria com a Prefeitura de Cairu


Uma cerimônia realizada na última sexta-feira (02/11) marcou o encerramento do Curso de Aquaviários - Módulo Especial -  promovido pela Capitania dos Portos, em parceria com a Prefeitura de Cairu, através da Secretaria do Trabalho, Esporte e Ação Social. Trinta e sete pescadores receberam o certificado de conclusão, após participarem de 35 horas de capacitação.

Os Cursos do Programa do Ensino Profissional Marítimo para Aquaviários, têm como objetivo o preparo do pessoal que trabalha a bordo de embarcações e são, especificamente, voltados para formação e qualificação de marítimos, fluviários, pescadores e mergulhadores.

De acordo com o Superintendente de Pesca, Sandoval Xavier, a iniciativa do curso surgiu da constatação que muitos dos pescadores artesanais do município não atendem as exigências da Marinha do Brasil no referente à capacitação.

Para o Secretário do Trabalho, Esporte e Ação Social, Fernando Brito, a realização deste curso é mais um passo da administração municipal na valorização dos pescadores artesanais. "O pescador cairuense hoje possui um suporte muito maior da gestão municipal. Pela primeira vez temos uma Superintendência de Pesca e avançamos na promoção desta atividade, que é fonte de renda para tantos cairuenses, através de programas municipais como o Propesca, que irá beneficiar os pescadores artesanais com motores de rabeta de inox, entre outras ações”, lembra Fernando Brito.

Participaram ainda da cerimônia o Presidente da Câmara de Cairu Igor Marques, representando a Marinha do Brasil o Capitão de Mar e Guerra José Antônio, a senhora Elaine, representando a Colônia de Pescadores de Cairu e o diretor do Cecame, Emanuel Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário