IPTU 2024

domingo, 25 de dezembro de 2011

ôôôôÔÔÔÔBA!!!! - População de Baleias JUBARTE CRESCE no Litoral do País

Entre janeiro e fevereiro, o Instituto Baleia Jubarte (IBJ) conclui o censo aéreo que mapeia as espécies de baleias que chegam ao Brasil. Mas, antes mesmo do final dos trabalhos, ambientalistas e pesquisadores já podem comemorar.

Após 25 anos de proibição da pesca comercial de cetáceos no país, por meio da Lei 7.643/87, a população desses animais que vêm à costa brasileira para se reproduzir registrou aumento. Os dados, embora preliminares, indicam que a quantidade saltou de 9,5 mil (censo/2008) para entre 12 mil e 14 mil este ano.

Desde 2001 que o IBJ monitora as jubartes na costa brasileira. Este ano, além do aumento das espécies, o IBJ tem outro motivo de comemoração: em 2011, houve uma redução no número de baleias encalhadas. Em 2010, foram 96; este ano, entre os meses de outubro e novembro, foram 32.

Um dos motivos apontados para o encalhe em 2010 é que teria faltado alimentação durante a viagem que elas fazem, todos os anos, em junho, saindo das águas geladas do Hemisfério Sul em busca das águas quentes da costa brasileira para acasalar ou ter os filhotes. Segundo o pesquisador Leonardo Wedekin, do IBJ, muitas baleias já chegaram desnutridas às praias.
(A Tarde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário