IPTU 2024

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Renova Valença dá um banho de ação social na Bolívia


O Grupo Renova Valença (GRV) encerrou, no último dia 20\11, na comunidade da Bolívia, o primeiro ano do extraordinário “Programa Social Renova Valença nos Bairros”, que atendeu mais de cinco mil pessoas no sábado e domingo, na Praça da Malhação, com a Feira de Saúde da Fundação José Silveira (FJS), apoio total da Santa Casa de Misericórdia de Valença, Laboratório MedLab, a farmácia básica e a distribuição de remédios gratuitos, doados pelo distribuidor VidaMed e laboratório NatuLab, num festival de prestações de serviços, com atividades também nos campos da recreação infantil, salão de beleza, oficinas educacionais e assistência jurídica.

Até aqui foram quatro grandes eventos sociais, que passaram pelas comunidades da Baixa Alegre, Vila Operária, Novo Horizonte e Bolívia, com mais de vinte mil atendimentos, que fizeram a alegria de um contingente enorme de crianças e deram acesso à medicina de ponta a milhares de adultos, jovens e idosos. As marcas mais fortes do “Renova Valença nos Bairros” foram a estrutura, organização e o cuidar das pessoas de forma harmoniosa. Um verdadeiro impacto positivo na área social de todos os tempos no município de Valença.

Para o ano de 2012 estão garantidos a realização de dois novos momentos do “Renova Valença nos Bairros”: no mês de março e em novembro. Em 2013 serão realizados mais quatro eventos sociais com esta marca de valor. “É a forma que temos de ajudar nossa cidade, levantando o astral das comunidades, levando saúde, esporte, lazer, cultura e estética para mulheres, homens, idosos e crianças. Só vamos melhorar Valença com doses duplas de ações sociais e este é o principal papel do grupo Renova Valença nesse momento”, afirma Guido Magalhães, um dos principais coordenadores do grupo.

DEPUTADO ANTÔNIO BRITO
Quem fez uma visita especial ao evento do Renova na Bolívia foi o deputado federal Antônio Brito (PTB), presidente da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas de Misericórdia do Brasil. O mesmo, que é ex-presidente da Fundação José Silveira, veio constatar o sucesso estrondoso da ação voluntária social promovida pelo GRV. “Isso que vejo aqui é a essência do que é a FJS, uma incansável instituição, que cumpre sua missão de promover saúde e assistência social em benefício da sociedade. Sinto orgulho ao ver o Grupo Renova Valença espalhar com a gente esse leque de serviços para os mais carentes. São centenas de voluntários, que abrem mão do lazer do fim de semana com suas famílias para reverter esse tempo em forma de ações solidárias. Merece o nosso apoio e a nossa admiração. Estou me sentindo plenamente satisfeito ao encontrar esse mundão de gente sendo atendido no bairro da Bolívia, em Valença”, disse Antônio Brito.

Ainda visitaram o Renova na Bolívia o provedor da Santa Casa Waldiro Quaresma, os ex-prefeitos Luiz Góes Teles e Hilton Couceiros, o presidente da Câmara Bertolino de Jesus, o defensor Público Carlos Maia Filho, além de várias outras lideranças partidárias e comunitárias.

SALÃO DE BELEZA
A grata surpresa desta edição do “Renova Valença nos Bairros” foi a instalação do salão de beleza do curso oferecido pela Associação de Moradores da Bolívia. Milhares de pessoas foram atendidas pelos estudantes durante os dois dias, com os serviços de tratamento e cortes de cabelos unissex, penteados em geral, tranças afro, manicure, pedicure, tratamento de pele e até mesmo massagens faciais, em plena Praça da Malhação. Ao lado do salão de beleza, a outra novidade foi a presença da Guaraúna, empresa valenciana especializada em pó e xarope de guaraná, que ofereceu refresco gelado para matar a sede de todos.

EU ADORO SER CRIANÇA
Porém, nada foi “mais inédito” do que a presença da troupe do “Projeto Eu Adoro Ser Criança”, do IDES – Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul da Bahia – lá na Bolívia. As crianças se apaixonaram imensamente com a proposta do grupo e esse sentimento foi multiplicado, atingindo os corações de todos, que estiveram em torno das brincadeiras, realizadas no sábado pela manhã.

O projeto incentiva o despertar das crianças de 5 a 12 anos para a arte e cultura, promovendo a integração dos quatro pilares da educação, que são o aprender a ser, aprender a conviver, aprender a fazer e aprender a aprender. O seu maior propósito é proporcionar um ambiente acolhedor e estimulante, onde a criança torna-se capaz de aprender, comunicar, conhecer e valorizar a si mesma e aos outros. E foi assim mesmo que aconteceu na Bolívia.

“O Eu Adoro Ser Criança é um baú de criatividades, com suas apresentações de teatro, capoeira, pintura, contação de estórias, oficina de bonecos e música. Nele, cada criança é estimulada a identificar o seu desejo e exercitar a sua autonomia, escolhendo a oficina de arte em que gostaria de participar, sendo que aqui nós fizemos um pouco de tudo diferente, pois foi a primeira vez que topamos fazer as ações em praça pública e, garanto, que as sensações de leveza, felicidade e dever cumprido nos enchem agora de muita alegria. Foi muito lindo tudo que se fez aqui hoje. Pode nos chamar de novo que a gente virá sempre”, falou e disse Jaqueline Cabral, apoio do “Eu Adoro Ser Criança”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário