IPTU 2024

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Petković agita a cidade ao receber Título de Cidadão de Cairu


Algo muito legal e bem diferente aconteceu na última sexta-feira 18, em Cairu, com a visita do famoso ex-jogador Dejan Petković para receber o Título de Cidadão Cairuense, homenagem proposta pelo vereador licenciado e atual secretário de Ação Social, Trabalho e Esporte, Fernando Brito, aprovada por unanimidade em junho de 2010.

A cidade simplesmente parou para ver Petković, que foi recebido com honras de chanceler do futebol-arte, esporte mais popular do país e bem praticado pela juventude local. Logo na chegada Pet abraçou as crianças, saldou as autoridades, apertou as mãos dos jogadores da seleção sub-14 e se alegrou com o ritmo do grupo cultural “Os Caretas” (Zambiapunga), que o acompanhou, em desfile, até o plenário da Câmara Municipal. Lá a solenidade de entrega do Título de Cidadão seguiu de forma dinâmica e divertida, com a disputa bem humorada entre os torcedores do Bahia, Vitória e da FlaValença, que lotaram as dependências da Casa do Povo. Apesar do horário especial, fora do comum, a sessão teve início às 11 horas, com todos os vereadores presentes.

A entrega da comenda, coordenada pelo jovem presidente da Câmara Municipal, vereador Igor Marques Gomes, foi precedida de discursos, com destaque para os motivos da homenagem e convites direcionados a Petković para o seu engajamento em ações sociais.

Fernando Brito chamou a atenção de todos, quando apontou os motivos que o fizeram propor o Título de Cidadão ao jogador Pet. “O Título de Cidadão Cairuense é um justo reconhecimento dos benefícios promovidos por Petković ao turismo do município. O mesmo sempre divulgou as qualidades paradisíacas do Morro de São Paulo, ajudando, de forma efetiva, a conquistar a simpatia dos visitantes de todos os cantos do mundo”, disse. Petković é proprietário do Patachocas Eco Resort, localizado no Morro, tem uma residência no seu entorno e gera dezenas de empregos no local.

MARCA PETKOVIĆ
Um dos momentos mais interessantes foi quando o vereador Valdinei da Cruz, depois de exaltar as qualidades do novo filho de Cairu, o convocou para implantar trabalhos sociais pelas ilhas do arquipélago. “Petković, o que eu e todo Cairu mais gostaríamos de ver é o seu nome, a sua marca acoplada às nossas escolinhas de futebol. Será a glória das nossas crianças e adolescentes serem recebidos pelo mundo com a marca Petković estampada no nosso jeito de jogar bola. Além de Liédson passaremos a ter muitos outros grandes jogadores pelos campos de bola de todo o planeta”.

Petković, depois de refletir no seu discurso, comparando sua pequena cidade natal a Cairu, agradeceu o calor humano recebido, afirmando que honrará por onde passar esse importante Título de Cidadão outorgado pelos representantes do povo cairuense. Quanto às ações sociais ficou de conversar com o prefeito e os dirigentes das áreas social (Fernando Brito) e do esporte (Miro Cabral) para medir as possibilidades da materialização do desejo de todos, tão bem expressado pelo vereador Valdinei.

Da fala do prefeito Hildécio Meireles surgiu o agradecimento especial a Waltércio Fonseca (Téo), ex-vice-presidente do Vitória, amigo de Pet, responsável pela “ponte” Pet-Morro de São Paulo-Cairu. Téo marcou presença na solenidade, fazendo parte da comitiva de Petković. E assim disse Hildécio para Pet e toda a plateia: “Se não bastassem todos os merecimentos para a entrega deste Título de Cidadão Cairuense a você, Petković, sobraria o digno fato de que você foi e é um exemplo para todos nós. E quem é um exemplo como você é um exemplo para o mundo todo e aqui estão todas essas nossas crianças que vieram te abraçar. Vieram ver de perto o grande exemplo que você é”, afirmou Hildécio Meireles.

A solenidade foi encerrada, mas a festa continuou pelas ruas de Cairu durante todo o resto do dia. Em todos os cantos só se falava em Petković. Cairu viveu um dia superespecial. A presença de Petković mudou a rotina da cidade. Ele deu mais um show de bola, com a sua paciente e alegre maneira de distribuir carinho a todos os cairuenses e à sua torcida-maior no Baixo Sul da Bahia, a FLAValença, que só se despediu de Cairu no fim da tarde, sentiram na pele “Como É Bom Viver Aqui”.

A presença de Petković em Cairu foi um momento inesquecível…

Nenhum comentário:

Postar um comentário