+ DE 20 obras

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

DIREC 05 - CINCO ANOS DE MUITO TRABALHO!

A PALAVRA DE ORDEM: O P O R T U N I D A D E

OPORTUNIDADE. Ocasião favorável. Quando surge, é preciso aproveitar. Assim fez a DIREC-5 nesses 5 anos. Por um lado, a oportunidade de mobilizar pessoas e ações para melhorar a Educação em Valença e no Baixo Sul. Era a vez de fazer a diferença!

Por outro lado, aqui estavam pessoas cheias de sonhos, à espera de algo novo que lhes trouxesse benefícios duradouros. Famílias e comunidades inteiras vivendo na cidade e no campo o sonho de poder progredir pelo estudo e pelo trabalho. Oportunidade! A capacidade pouco vale sem a oportunidade e o contrário também é verdade. Primeiro foi Serra Grande e Guaibim. Depois Orobó, Bonfim e Jiquiriçá. Valença triplica a oferta de vagas do Ensino Médio. Era possível, enfim, sonhar novos sonhos.

Mas não é só ter a escola. Com ela, vêm as demandas políticas por infra-estrutura como estradas, transportes, energia, compra de merenda escolar direto da agricultura familiar no município. A DIREC-05 também foi pioneira em todo o estado na compra da alimentação escolar pela Agricultura Familiar. O Baixo Sul saiu na frente e vem evoluindo no encontro entre Agricultura e Educação. Geração de renda e alimentação mais saudável. Dificuldades havia muitas, mas só os pessimistas vêem dificuldade em cada oportunidade; os otimistas veem a oportunidade em cada dificuldade. Mas os pessimistas, felizmente, ficaram para trás.

Oportunidade política! Educação profissional com novas oportunidades para centenas de jovens no mercado de trabalho. Aonde a escola não chega no modelo convencional, Ensino Médio com Intermediação Tecnológica. Para quem teve que adiar a escola pela necessidade de sobreviver, o PROJOVEM Urbano, que funciona no Lomanto Júnior, trouxe nova esperança para jovens. E de jaleco branco desfilaram orgulhosos no 02 de Julho em Valença. Em Gandu, o Projovem Urbano também trouxe nova chance para os que desistiram de estudar. Além disso, olha lá o Centro Territorial de Educação Profissional – CETEP DO BAIXO SUL, um dos primeiros da Bahia, formando jovens técnicos e técnicas.

A rede estadual se destaca na região. O prêmio nacional de gestão escolar é nosso! O Colégio Casa Jovem II leva o nome da Bahia para o Brasil e o mundo ganhando o primeiro lugar em referência de Educação. Vários prêmios para os alunos nos projetos da Secretaria de Educação. Logo de cara, os estudantes do Colégio Gentil vencem os Jogos Escolares e o Artes Visuais Estudantis, com sua obra “Cidade Desejo”. Melhores índices no IDEB e no ENEM. Uma legião de alfabetizados do TOPA onde o analfabetismo eliminava as oportunidades para mais de 30% da população regional. E a maior etapa do Programa Saúde em Movimento entrega mais de 3 mil óculos àqueles que passaram uma vida inteira sem enxergar. Além disso, foram realizados mais de vinte mil atendimentos entre consultas, cirurgias de catarata e de pterígio para os alunos do TOPA do Baixo Sul.

Para isso, a lição da parceria abriu oportunidades latentes em toda parte. O diálogo com as Prefeituras firmou o Pacto pela Educação, em que todos trabalham juntos por uma escola pública de qualidade. O Governo da Bahia inspirou uma nova prática política, a SEC balizou a diretriz e a DIREC-5 pegou a oportunidade com as mãos e o coração. Idéia boa cresce e se destaca: o Projeto DIREC ITINERANTE, criado pela equipe DIREC-05, virou “Programa Escola 10” para todo o Estado e o acompanhamento às escolas é permanente, com demandas atendidas a partir da escuta à comunidade.

Não é sonho, é realidade! É trabalho reconhecido! É mudança de verdade acontecendo!


SECRETARIA DA EDUCAÇÃO - BAHIA GOVERNO - Terra de Todos Nós

Nenhum comentário:

Postar um comentário