IPTU 2024

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Casa de Cultura MaCRo abre suas portas neste fim de semana

No Novembro Negro, mês em que o Estado da Bahia reverencia a memória de Zumbi dos Palmares, com o Dia da Consciência Negra, na cidade de Valença, Baixo Sul da Bahia, a Casa de Cultura MaCRo (Maria Cláudia Rodrigues) abre suas portas com uma vasta programação, que inclui exibição de vídeos, debate, show cênico musical, exposição de artes visuais, feijoada e um cortejo performático encerrando a programação que vai do dia 18 ao 20 de Novembro.  

Na sexta, às 18 horas, numa parceria com o campus XV da UNEB, a estudante de Psicologia da UFRB, Nádia Ribeiro, anima a discussão sobre preconceito, com a exibição de dois documentários do roteirista brasileiro Joelzito Silveira: Vista minha pele e A negação do Brasil.

No sábado, a partir das 16 horas, o multi-artista David Wyllian reúne novos e velhos parceiros de palco apresentando o show Macro. Com presenças confirmadas de Sassá, Fred Gazo, Matheus Magyver, entre outras surpresas, David promete embalar o fim de tarde com muita música, performances e belas canções de um repertório que inclui composições próprias e releituras do cancioneiro popular, circulando por diversos ritmos.

Domingo, 20 de Novembro a partir das 11 horas, acontece uma feijoada organizada pelo grupo Conexão Jovem (cujo objetivo é levantar recursos para participar da Conferência Nacional de Juventude). Após, os presentes organizarão um cortejo performático que ganhará as ruas para juntar-se a Caminhada da Consciência Negra encerrando na Praça da Bandeira.

Casa de Cultura MaCRo
Criada recentemente após o precoce passamento da atriz, poetisa e militante cultural Maria Cláudia Rodrigues, a Casa de Cultura MaCRo vem se consolidando como um importante espaço de produção cultural na cidade de Valença.

A casa de Maria que é gerida e sustentada por um grupo de amigos fica situada na Praça Barao do Rio Branco. Após a pré-inauguração ocorrida em 15 de Julho, já abrigou inúmeras reuniões e encontros com artistas dos mais diversos segmentos.

Como atividade de formação, foi realizada entre os meses de setembro e outubro a Oficina de Inspiração Teatral, ministrada por Suelma Costa (Amêsa, No outro lado do mar) quando atores e atrizes valencianos puderam realizar um rico momento de intercâmbio e aperfeiçoamento de técnicas teatrais.

Em Outubro, ocorreu também na MaCRo a primeira Ocupação Cultural, sarau poético musical (www.ocupacaocultural.blogspot.com ) quando foi lançado o projeto DEIXE SUA MARCA onde empresas e entidades estão sendo convidadas a participar. Já participam da iniciativa a Câmara de Vereadores, A Casa Lacerda, Cut Bahia, Aplb Sindicato,Art e Foto, Grafica Prisma e Jornal Valenca Agora.

Para Novembro, a MaCRo abrirá novos cursos e oficinas entre eles o Curso de Cinema com Araken Galvão, uma oficina de web vídeo com Cadu Oliveira e uma oficina de cordel com Chico Nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário