domingo, 31 de agosto de 2025

Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres ratifica ações da prefeitura de Valença...

A Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, realizada em Salvador, entre os dias 28 e 29 de agosto, ratificou o caminho da prefeitura de Valença em atendimento à pauta. Hoje o município tem um Organismo de Politicas para as Mulheres (OPM) e, conforme o regimento da conferência, tem vaga garantida na etapa nacional, que ocorrerá em Brasília.

Isso se dá devido à instalação da Secretaria de Políticas para as Mulheres e Reparação Social (SEMPRE) e a reativação do Conselho de Direitos das Mulheres (COMDIM), após dez anos.

Já na etapa estadual, foram 11 delegadas representando a cidade e Vanessa Guedes foi eleita delegada para a etapa nacional representando o COMDIM.

O próximo passo na estruturação das políticas é a implementação de um fundo municipal, dotado de percentual direto do orçamento local, e captação por meio de recursos federais e estaduais, a exemplo de emendas parlamentares.

A secretária da SEMPRE, Flor Andrade, destaca que "a partir da escuta das Conferências vamos definir diretrizes que irão nortear a construção de um Plano Municipal".

Flor Andrade contextualiza a conferência como chave para o protagonismo das mulheres nas decisões e formulação de políticas públicas, afim de fortalecer uma democracia sob constante ameaça.
(Secom Prefeitura de Valença)

Nenhum comentário:

Postar um comentário