IPTU 2024

domingo, 18 de dezembro de 2022

Projeto inédito Cairu Coração do Março Azul é lançado...

Na quinta-feira 15 a prefeitura de Cairu, através da secretaria da Saúde, lançou no plenário da Câmara Municipal o inédito Projeto Cairu - Coração do Março Azul 2023. O encontro, dirigido aos agentes de saúde e equipes das Unidades Básicas, contou também com as presenças do prefeito Hildécio Meireles, da vice-prefeita e secretária da Saúde Cíntia Rosemberg, além da subsecretária da Saúde Jeanine Fonseca.

Os médicos representantes do projeto, doutores Sylon Brito, Victor Galvão e Victor Rossi, mostraram que o objetivo é fazer o rastreamento e tratamento preventivo do câncer de intestino junto à população cairuense de 50 a 70 anos, através do exame de sangue oculto nas fezes. Após essa triagem, os pacientes com teste positivo serão submetidos ao exame de colonoscopia. Os casos detectados com o câncer serão encaminhados para tratamento imediato. O Projeto Cairu - Coração do Março Azul conta com os apoios da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) e da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG).

Os exames de sangue oculto serão iniciados na segunda quinzena de janeiro, por uma força-tarefa em todas as ilhas do arquipélago. Entre 8 e 10 de março serão realizados os exames de colonoscopia, na Unidade de Saúde Salústio Palma, na Sede do Município.

MARÇO AZUL
O Projeto Cairu - Coração do Março Azul 2023 é uma ação pioneira no estado da Bahia e fará parte do conjunto de atividades da campanha Março Azul, que marca o mês de conscientização e prevenção do câncer de intestino, um dos tumores mais frequentes na população masculina e feminina.

Apesar de pouco divulgado, segundo os especialistas o câncer que atinge o intestino grosso ou o reto é o terceiro tipo que mais mata homens e mulheres no Brasil. No geral, aproximadamente 85% dos casos são diagnosticados em fase avançada, pois isso as ações preventivas são fundamentais para a chance de cura, atingindo 90% de sucesso nos casos descobertos no início.


Nenhum comentário:

Postar um comentário