IPTU 2024

quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Secretaria da Saúde de Cairu participa da Semana Mundial do Aleitamento Materno...

A Secretaria da Saúde de Cairu, por meio do NASF, durante este mês de agosto está promovendo diversas ações de sensibilização sobre a importância da amamentação, em alusão à Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM). Palestras com o tema "A Importância da Amamentação para a Relação entre Mãe e Filho" estão sendo realizadas em todas as unidades de saúde do município-arquipélago com o intuito de enfatizar a importância do envolvimento de familiares próximos no processo de amamentação, dando apoio à mãe e tornando possível o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida e de forma complementar até os dois anos de idade. A Semana Mundial de Aleitamento Materno foi lançada pela Aliança Mundial para Ação em Amamentação (WABA), em 1992, com o objetivo de proteger, promover e apoiar a amamentação e incentivar práticas relacionadas ao aleitamento materno na atenção primária.

O leite materno é considerado o alimento mais completo para o bebê. Contém substâncias como anticorpos e glóbulos brancos essenciais para proteger a criança contra várias doenças. O próprio ato de mamar promove uma melhor flexibilidade na articulação das estruturas da fala e estimula o padrão respiratório nasal. Para a mãe, também traz vantagens como uma maior segurança, queima de calorias e o regresso do útero mais rapidamente ao seu tamanho normal, além de proteger contra osteoporose, evitar câncer da mama e do ovário.

"O leite materno é um alimento completo, possui todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável do recém-nascido. Por isso é tão importante tirar as dúvidas das gestantes e acabar com mitos sobre a alimentação adequada para as primeiras etapas da vida da criança", explica a secretária da Saúde, Italuana Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário