Nesta segunda-feira (29), a Secretaria Municipal da Cultura esteve reunida com a equipe técnica da Coordenação de Fomento ao Artesanato, ligada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), levantando o número de artesãos cairuenses que já possuem a Carteira Nacional do Artesanato. Isto porque, de acordo com o cadastramento realizado pela Secretaria da Cultura há hoje no município-arquipélago aproximadamente 200 artesãos; a meta é que todos eles obtenham a Carteira do Artesanato.
O cadastro dá direito a uma série de vantagens e incentivos, entre eles participar de feiras de artesanato nacionais e internacionais; ter acesso facilitado ao microcrédito; contribuir para a Previdência Social, na condição de autônomo; e emitir notas fiscais, com a isenção do ICMS.
Na oportunidade, a secretária da Cultura Graça Peleteiro também pontuou detalhes sobre o processo de seleção para obtenção do selo "Bahia Feito a Mão", com a coordenadora de Fomento ao Artesanato, Luciana Embilina. O selo atesta de forma idônea que o produto foi efetivamente elaborado pelo artesão, seguindo processo de produção seguro, criativo e de identidade. Tudo isto é feito através de um QR Code que gera um código que irá linkar o produto automaticamente à página do Artesanato da Bahia, órgão atrelado à Setre.
A gestão municipal, por meio da Secretaria da Cultura, também formalizou a renovação da parceria com a Setre para realização da próxima edição da Mostra de Artesanato e Cultura do Morro de São Paulo, que acontecerá no próximo mês de outubro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário