IPTU 2024

terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Secretaria de Desenvolvimento Sustentável de Cairu intensifica fiscalização no período de defeso do caranguejo-uçá...

A Secretaria de Desenvolvimento Sustentável de Cairu, em uma ação conjunta com a Secretaria Especial de Administração do Morro de São Paulo e Polícia Militar, realizou nesta segunda-feira (21) uma ação de fiscalização e monitoramento no município, combatendo a captura ilegal do caranguejo-uçá (ucides cordatus) em seu período de defeso, buscando garantir a reprodução da espécie. 

O período da andada é determinado por instrução normativa federal e muda anualmente, pois depende das marés e das fases da lua. Nesta época o crustáceo faz o acasalamento e desova, o que o torna uma presa fácil para os catadores. Por isso é necessário respeitar o tempo de reprodução para que o ecossistema manguezal não seja prejudicado. Nesses períodos ficam proibidos a captura, o transporte, o beneficiamento, a industrialização e a comercialização da espécie. 

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Sustentável, Fabiana Pacheco, a fiscalização tem atuado combatendo também a comercialização e buscando conscientizar a população, os comerciantes e os pescadores sobre a importância da preservação da espécie, pois se houver grande quantidade de captura deste animal na época estabelecida há grande risco de diminuição na população dos crustáceos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário