Respeita as Mina

Respeita as Mina

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Secretaria da Saúde de Cairu e Governo do Estado realizam triagem de catarata

Com a participação de aproximadamente 200 idosos vindos de todas as ilhas do arquipélago, a Prefeitura de Cairu, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com a Sesab (Secretaria da Saúde do Estado da Bahia) promoveu na última terça-feira (20) uma triagem para identificar a catarata e posteriormente encaminhar esses pacientes para um mutirão de cirurgias. Setenta e oito (78) pacientes foram diagnosticados com a doença, que de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) é responsável por 47,8% dos casos de cegueira no mundo.

De acordo com a secretária municipal da Saúde, Italuana Guimarães, a próxima etapa agora será o encaminhamento desses pacientes para cirurgia. "Após essa etapa do rastreamento da catarata, estaremos definindo junto com o prestador do serviço a data do mutirão, para que possamos devolver a visão a esses 78 cairuenses com catarata, devolvendo assim a qualidade de vida a esses idosos", afirmou a secretária.

Na mesma oportunidade, equipes das unidades de saúde das ilhas receberam treinamento para auxiliar na identificação do glaucoma, outra doença ocular também muito comum em idosos. Este treinamento é parte da próxima ação em parceria a ser realizada entre a Prefeitura de Cairu, Governo da Bahia e o prestador do serviço para outro mutirão de cirurgias, desta vez de glaucoma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário