IPTU 2024

sexta-feira, 27 de julho de 2018

Secretaria da Cultura de Cairu participa de capacitação promovida pelo MinC...

A equipe técnica da Secretaria Municipal da Cultura de Cairu participou segunda-feira (23/7), na Sala Walter da Silveira, em Salvador, do Seminário de Capacitação promovido pelo Ministério da Cultura (MinC) destinado a preparar produtores e gestores culturais para a utilização dos mecanismos de fomento disponibilizados pelo Governo Federal. O secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do MinC, José Martins, abriu o encontro, que se estendeu das 9h30 às 18h. A equipe da Secretaria Municipal da Juventude também esteve presentada no evento pelo Superintendente da Juventude, Luciano Neves.

Ao longo do dia, artistas, empresários, produtores e demais profissionais da área cultural da Bahia interagiram com equipes do MinC em debates sobre Lei Rouanet, Lei do Audiovisual, Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e outros mecanismos de fomento. Técnicos da Secretaria do Audiovisual (SAv) do MinC e da Agência Nacional do Cinema (Ancine) detalharam os editais e as linhas de financiamento disponíveis para o setor do audiovisual. Durante o seminário também foram dadas orientações a incentivadores sobre as vantagens e as formas de apoiar projetos culturais.

Na oportunidade foram divulgados uma série de editais que serão ofertados até 2019 nas linhas de audiovisual, eventos culturais e fortalecimento da cultura tradicional, contudo para conseguir acessar estes recursos será necessário que os municípios estejam em situação de regularidade com Sistema Nacional de Cultura, que envolve Conselho, Plano e Fundo de Cultura. Já os fazedores precisarão estar quites com todas as obrigações junto ao fisco.

De acordo com a Secretária de Cultura de Cairu, Graça Peleteiro, o município está em um momento muito importante, pois o novo Clipe de Cultura foi empossado recentemente e já encontra- se em preparação para a realização da Conferência Municipal de Cultura 2018.

As orientações oferecidas pelo MinC visaram ampliar o alcance da política cultural e dos instrumentos que favorecem o setor. A expectativa é que o maior entendimento da comunidade cultural do estado sobre como apresentar projetos e obter linhas de financiamento gere maior adesão local aos incentivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário