Respeita as Mina

Respeita as Mina

sexta-feira, 18 de maio de 2018

Reunião na Bahia Pesca discute projeto do Novo Mercado do Peixe de Valença...

Em reunião na Bahia Pesca, na última terça-feira 15/05, o prefeito Ricardo Moura e o diretor da secretaria municipal da Pesca e Aquicultura, George da Hora, deram continuidade à reunião que ocorreu entre os vendedores de pescados, marisqueiros e pescadores no último dia 10 de maio. Na oportunidade foi definida a entrega do projeto atualizado do mercado de peixe, cujo nome foi alterado para “Novo Centro de Pescado e Tenda de Mariscos Valença-Bahia”, com o valor estimado de R$ 1.869.089.18. O projeto foi entregue pelo presidente da Bahia Pesca, Eduardo Rodrigues.

Foram acordados ainda, a reativação de novos projetos, dentre eles, a distribuição de alevinos na zona rural e bolsões para pré-engorda. Serão entregues aproximadamente 150.000 mil alevinos e 50 bolsões. Também ficou definido o beneficiamento do Sítio Renascer (unidade de reabilitação) onde a Bahia Pesca distribuirá o alevino, os bolsões e uma parte da ração. Os internos receberão um curso de qualificação, curso básico de piscicultura, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, pelo Instituto Federal da Bahia – IFBA ou pela própria Bahia Pesca. Posteriormente eles também receberão um curso de beneficiamento de pescado, como tratar, filetar, podendo futuramente comercializar.

A Bahia pesca também firmou compromisso no apoio a outros cursos ligados a piscicultura na zona rural, uma parceria com o IFBA, através da Formação Inicial Continuada – FIC. O curso conta com carga horária de 180 horas, fruto de um projeto de cooperação técnica em parceria com a Prefeitura de Valença e o IFBA.

O prefeito Ricardo Moura ressaltou que não medirá esforços para alinhar junto ao Governo do Estado a efetivação da construção do Mercado do Peixe, destacando a importância para a regularização e comercialização do pescado. O diretor de Pesca, George da Hora, avaliou como positiva a reunião e falou sobre a expectativa de que a construção do mercado traga um grande benefício para o município e para a classe dos pescadores. Ele enfatizou que estará sempre à disposição e atuante para o melhoramento e valorização dos pescadores e marisqueiros de Valença.

Ao encerrar a reunião, o presidente da Bahia Pesca Eduardo Rodrigues e o assessor especial Marcos Rocha entregaram o projeto do novo mercado do peixe ao prefeito Ricardo Moura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário