Respeita as Mina

Respeita as Mina

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Novos Conselheiros Municipais da saúde de Cairu são empossados...

Na manhã do dia 25/10, a Prefeitura de Cairu, através da Secretaria da Saúde, realizou a posse dos novos membros do Conselho Municipal da Saúde, instrumento que legitima a participação da sociedade na gestão do sistema público de saúde, atua no controle social do SUS e contribui para a melhoria dos serviços disponibilizados à população.

Um dos princípios mais importantes do SUS está relacionado com a participação da sociedade no processo de fiscalização dos recursos e do andamento dos trabalhos realizados no Sistema Único de Saúde. A importância da atuação do Conselho Municipal, desta forma, garante a inclusão direta da população no controle e na elaboração de políticas para a gestão da saúde do município. 

No total foram empossados 12 titulares e 12 suplentes. No segmento Administração Municipal há representações das secretarias de Políticas Sociais, Desenvolvimento Sustentável e Saúde, já no segmento Trabalhadores existem representantes dos Agentes Comunitários da Saúde, Profissionais de Nível Superior e Profissionais de Nível Médio/Técnico. O segmento Comunidade é representado pela APLB, Igreja Católica, Igreja Batista, Clube de Mães, Colônia de Pescadores e Sindicato da Pesca.

O Conselho Municipal da Saúde é órgão permanente, deliberativo e normativo do SUS no âmbito municipal, que tem por competência formular estratégias e controlar a execução da política da saúde do município, inclusive nos seus aspectos econômicos e financeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário