IPTU 2024

terça-feira, 11 de abril de 2017

Merenda Escolar faz parte da melhoria do índice da Educação de Cairu...

Para o Governo de Cairu, reconquistar a condição de um dos melhores sistemas de educação municipal da região, superando nos últimos quatro anos metas estabelecidas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), é fruto do comprometimento da gestão do Prefeito Fernando Brito com as questões pedagógicas, investindo continuamente recursos na capacitação da mão-de-obra, na valorização dos profissionais da Educação, em reformas e construções de escolas, além da atenção especial dada à merenda escolar. 

Sem dúvida, no arquipélago cairuense a alimentação escolar é parte importante do processo de aprendizagem. Ela está presente diariamente na vida de milhares de estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. O cardápio tem a missão de ser uma dieta saudável e equilibrada, por isso é diversificado e supervisionado por nutricionista. Os produtos que chegam às escolas são de primeira qualidade, com grande parte dos alimentos adquiridos junto a núcleos da agricultura familiar, que fornecem frutas e verduras típicas da região. As creches de Cairu, por exemplo, oferecem quatro refeições diárias aos seus pequenos alunos: lanche pela manhã, almoço, lanche no meio da tarde e lanche no final da tarde.

Entretanto, não basta cumprir as demandas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), pois os recursos enviados são insuficientes para atender a aquisição da merenda. Como consequência disso, a prefeitura de Cairu avança muito mais, aportando recursos próprios na compra de produtos e na logística de transporte para as ilhas, o que envolve a contratação de barcos, tratores e estivadores, a partir de um planejamento desenvolvido pela secretaria da Educação, com o apoio do administrador de cada localidade.

“O item merenda escolar no Município de Cairu, pela sua complexidade, é considerado algo extremamente à parte. Ele exige o compromisso de todos, de várias pessoas lotadas em áreas diferentes do serviço público municipal. Nosso permanente empenho, graças a Deus, tem contribuído para o sucesso dos nossos estudantes, com a melhoria acentuada do rendimento escolar, tudo isso aliado à força do dedicado trabalho dos nossos gestores, professores e servidores em cada unidade de ensino”, reflete Isabela Brito, secretária municipal da Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário