IPTU 2024

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Serviço de Apoio à Agricultura Familiar beneficia a região...

Mais de 23 mil famílias de agricultores familiares do Território de Identidade Baixo Sul serão atendidos pelo 20º Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf), que foi inaugurado nesta terça-feira (27), no município de Valença, pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

De acordo com o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, no Território do Baixo Sul existe um movimento reverso de famílias que estão retornando para o meio rural. “Serão atendidas famílias de agricultores dos 15 municípios que compõem esse território, com monitoramento e acompanhamento dos projetos e diálogo com todos os envolvidos, e com serviços como a Assistência Técnica e Extensão Rural, Crédito Pronaf, Regularização Fundiária e outras ações voltadas para a população rural de cada território”.

O Setaf, como enfatizou Rodrigues durante a cerimônia, “é a casa do governo estadual nos territórios e funcionará em rede com os outros órgãos do Estado, fazendo com que as políticas públicas cheguem na ponta para o agricultor familiar, quilombolas, indígenas e outros povos tradicionais, valorizando as mãos calejadas daqueles que são responsáveis por 75% de todo alimento consumido em nosso País”.

O ato também teve a presença do superintendente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Jeandro Ribeiro, prefeitos de municípios do território, parlamentares, representantes das câmaras de vereadores, de movimentos sociais, cooperativas, associações e sindicatos de trabalhadores da agricultura familiar e outras autoridades do território.

A SDR, que é responsável pela articulação e execução de ações voltadas para o desenvolvimento rural, por meio de projetos de acesso à água, inclusão socioprodutiva, agroindustrialização, dinamização de cadeias produtivas como a apicultura e meliponicultura, bovinocultura de leite, mandiocultura e fruticultura, entre outras, também realiza ações simples, mas que podem transformar a vida das pessoas. Um exemplo é um grupo de mulheres do município de Valença, que receberam, por meio da CAR, barracas de feira para viabilizar a comercialização de seus produtos.

Barracas
Segundo a produtora do Grupo Produzir da Nossa Terra, da Associação dos Pequenos Agricultores de Nova Aliança (Apana), do distrito de Gervásio, em Valença, Antônia Queiroz, que, junto com as outras mulheres do grupo, receberam barracas de feira. As barracas trouxeram a possibilidade de expor e comercializar os produtos in natura e outros, já beneficiados, a exemplo do beiju, tapioca, banana chip e sequilhos, em duas feiras na sede do município. "Agora, com a venda dos nossos produtos, já conseguimos ajudar nas despesas da casa e colocar as contas em dia".

A coordenadora de Políticas Territoriais da Superintendência de Políticas Territoriais e Reforma Agrária (Sutrag), Sarana Brito, apresentou o Setaf e algumas das ações da SDR. "O Setaf é um instrumento descentralizado da agricultura familiar, pautado pelos movimentos sociais, para a geração do desenvolvimento rural".

Os Setafs, que têm a finalidade de articular políticas públicas para a agricultura familiar e promover a inclusão produtiva dos agricultores familiares baianos, são compostos por equipes técnicas da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e demais órgãos que integram a SDR. A expectativa é que outros órgãos do governo também integrem os Setafs.

Adesão
Os Setafs atuam de forma articulada com o Serviço Municipal de Apoio à Agricultura Familiar (Semaf), que serão implantados, pelas prefeituras baianas que tiverem interesse. Em Valença, assinaram o termo de adesão as prefeituras de Valença, Wenceslau Guimarães, Taperoá, Ibirapitanga, Tancredo Neves, Cairu, Igrapiúna, Jaguaripe, Teolândia, Ituberá e Gandu.

No evento, estavam presentes o chefe de gabinete da Secretaria de Relações Institucionais (Serin), Martiniano Costa, representantes do Centro de Economia Solidária, Ceplac, Bancos do Brasil e do Nordeste, Caixa Econômica, Juventude Rural, do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Secretaria de Planejamento (Seplan), Secretaria de Educação, Colegiado e Consórcio Público Territorial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário