IPTU 2024

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Empresa garante continuidade das obras de requalificação da Orla do Rio Una‏...

Dar continuidade às obras de requalificação da Orla Fluvial do Rio Una, mesmo com os atrasos dos repasses dos recursos financeiros de responsabilidade do Governo Federal, esta foi a pauta da reunião realizada no gabinete da prefeita Jucélia Nascimento na tarde desta segunda-feira (19), que contou com a participação da própria prefeita, proprietários dos quiosques, do vice-prefeito e secretário da Agricultura, Joailton Manoel de Jesus, secretários e Bruno Albérico, engenheiro da empresa responsável pela execução da obra. De acordo com Bruno, os serviços serão realizados mesmo sem a previsão dos pagamentos dos repasses - de responsabilidade da Caixa Econômica Federal (CEF) -, referentes aos recursos das medições dos serviços executados. A previsão de entrega da primeira etapa é para a primeira quinzena do mês de dezembro deste ano. Para evitar atrasos nas etapas seguintes ficou acordado que as obras terão continuidade com todo o material de uso estocado. Visando amenizar os prejuízos causados pelo atraso dos serviços, donos de quiosques e governo buscam alternativas para promover ações recreativas durante o verão, assim que as obras da primeira etapa forem concluídas.

Fatores externos fizeram com que as obras da primeira etapa, que compreende os seis últimos quiosques da Av. Maçônica, atrasassem. Programada para ser realizada em três etapas, a requalificação da orla coincidiu com a grave crise financeira que se instalou no país. Primeiramente foi alterado o modelo do piso que estava no projeto, sendo necessária a aprovação da Caixa Econômica Federal (CEF). Também a falta de repasses das medições dos serviços executados fez com que a empresa prestadora dos serviços recuasse em um primeiro momento. Mesmo assim os atrasos ocorreram apenas pela demora da decisão da CEF em aprovar o novo piso, que já está sendo colocado.

Para a prefeita Jucélia Nascimento a decisão de requalificar a orla é mais um desafio que a sua gestão tem experimentado ao longo dos quase três anos de governo. Fruto de uma emenda parlamentar do ex-deputado federal Marcos Medrado e com recursos do Ministério do Turismo de mais de um milhão de reais, a requalificação Turística da Orla do Rio Una faz parte de um conjunto de ações para modificar o panorama do centro da cidade. Entre essas ações estão o ordenamento do trânsito, a iluminação, a implantação da academia da saúde na orla, entre outros. Recentemente a prefeita Jucélia esteve em Brasília visando desbloquear os repasses das obras que estão em andamento no município. “Estivemos no Ministério do Turismo, quando, na oportunidade, fomos acompanhados pelo chefe de gabinete da Secretaria Geral da Presidência da República, Robinson Almeida. Conseguimos colocar a emenda do deputado como prioridade e acreditamos que a partir de agora os repasses serão feitos”, disse.
(Magno Jouber – Ascom – Governo de Valença)

Nenhum comentário:

Postar um comentário