IPTU 2024

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Comunidade de Enseada do Paraguaçu tem manhã de atividades culturais para adultos e crianças...

O pequeno Anderson Gabriel, de 3 anos, era só alegria com o desenho pintado no rosto durante a Ação Socioambiental da Enseada, realizada nesta quarta-feira (23), na comunidade de Enseada do Paraguaçu – distrito de Maragojipe (BA). A pintura nas crianças foi apenas uma das atividades propostas pelo evento. Quem esteve na Praça de Enseada pode assistir ao Desfile da Primavera com a participação dos alunos da Escola Municipal Desembargador Oscar Dantas, apresentações de música, coral, samba de roda, do Circo Educa Vida e do grupo Capo Arte (Associação de Capoeira de Salinas da Margarida).

Joseane Santos, mãe de Anderson Gabriel e Adrian, de 8 anos, gostou tanto da Ação que já espera pela próxima. “Achei tudo muito bom. Poderia acontecer mais vezes. Para o meu filho mais velho foi muito importante, porque ele precisou encontrar resíduos, como garrafas pet, para fazer atividades de reciclagem na escola e que depois fizeram parte da Ação. Ao invés de estar na rua, ele estava fazendo algo produtivo. Ele também participou do desfile e do coral. Estou muito orgulhosa dele”, contou Joseane, moradora da comunidade.

A vez dos adultos
No Centro de Referência da Enseada Indústria Naval aconteceu, em paralelo, uma programação voltada para os adultos. Carlinhos de Tote, professor no Núcleo de Educação Ambiental da Fundação Vovó do Mangue, falou sobre o tema de forma lúdica e atraiu a atenção de todos que estavam presentes. “Estamos tratando de assuntos fundamentais para as comunidades tradicionais, formadas por pescadores e marisqueiras. Eles precisam conhecer mais sobre o meio ambiente para preservar, pois não se ama e não se defende aquilo que não conhecemos. Hoje, as pessoas que estão aqui estão saboreando o conhecimento da sustentabilidade”, disse Carlinhos.

A palestra da Fundação Vovó do Mangue despertou a consciência das pessoas de imediato. Segundo Alexsandra Rosário Santos, gerente Distrital de Enseada e líder comunitária, no final do evento os participantes já estavam coletando e organizando todo material descartável. “Essa Ação teve como foco a questão ambiental e veio no momento certo para a nossa comunidade. Precisávamos fazer essa mobilização para a preservação do meio ambiente e muitas pessoas, com certeza, levaram para casa a mensagem que queríamos passar de que preservar a natureza é a melhor solução para todos”, incentivou Rosária.

Além da palestra, houve também a participação do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), com uma apresentação sobre como identificar em crianças sinais de exploração sexual, e do Centro de Referência da Assistência Social de Maragojipe (CRAS), com uma oficina que ensinou a fazer biscoitos caseiros.

O evento foi uma realização da Enseada Indústria Naval com apoio da Prefeitura de Maragojipe e da Fundação Vovó do Mangue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário