IPTU 2024

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Realizada em Valença II Conferência Territorial dos Direitos da Pessoa com Deficiência...

Os desafios na implementação da política da pessoa com deficiência: a transversalidade como radicalidade dos direitos humanos foi o tema da II Conferência Territorial dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Baixo Sul, realizada em Valença, na quarta-feira (23). Com o apoio direto do governo de Valença, através da secretaria da Promoção Social, o evento aconteceu na Segunda Igreja Batista da cidade, onde se encontraram representantes de todos os municípios da região para uma discussão em torno da elaboração de políticas públicas que possam estar cada vez mais avançando no sentido dos direitos sociais, conforme as questões ali apresentadas, da pessoa com deficiência. O resultado da discussão - de proposições e representativo do olhar do território local com relação ao tema trazido pela Conferência - será encaminhado à Conferência Estadual, marcada para o início do próximo mês de dezembro. O tema da conferência territorial segue o que é apontado pela Conferência Nacional, etapa final das discussões.

De acordo com o texto base da Conferência Estadual/Territorial, o encontro permite um “espaço de avaliação e de construção participativa da política de inclusão social da pessoa com deficiência. Uma luta pautada na efetivação de direitos, especialmente no que diz respeito às especificidades de cada cidadão”.

Presente no evento, a secretária da Promoção Social de Valença, Renata Sampaio, também representando a prefeita Jucélia Nascimento, fez as saudações oficiais aos participantes e expressou os desejos de que daquela oportunidade pudessem sair “propostas para resultados efetivamente positivos”. Também presente, o presidente do Conselho Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Josiel Barreto, enfatizou que das 19 conferências territoriais realizadas neste ano, das quais ele havia participado, a de Valença foi a de maior participação. Presenças ainda de Bianca Pitanga e Odinete Damasceno, representando, respectivamente, as secretarias estaduais da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte; Maria Gonçala dos Santos, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comped); Nicoleta Mendes, representando a diretoria da Uneb, Campus XV-Valença; Capitão PM Jorge Amaro; e Cleidiane Maurício e Antonio Daniel, pelas secretarias da Educação e da Juventude do governo de Valença.

Na programação estabelecida para a parte da manhã, após a leitura e aprovação do regimento, foi proferida uma palestra por Nicoleta Mendes e Josiel Barreto abordando o tema da conferência. Durante a tarde aconteceram as discussões e apresentação das propostas dos grupos temáticos e a escolha dos 08 delegados que representarão o território na conferência estadual.

(Ivamar de Queiroz/Ascom PMValença)

Nenhum comentário:

Postar um comentário