IPTU 2024

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Colônia de Pescadores de Cairu ganha "depuradora de ostras" da Bahia Pesca...

Encontro mobilizou pescadores e marisqueiras de Cairu
A Diretoria e equipe técnica da Bahia Pesca - órgão do Governo do Estado - visitaram Cairu nesta quarta-feira 8, quando em reunião com pescadores e marisqueiras realizaram palestra, na Câmara Municipal, e fizeram a entrega de uma "depuradora de ostras" (equipamento que purifica e elimina bactérias dos moluscos) à Colônia de Pescadores Z-55.

O equipamento melhorará a qualidade do produto e aumentará a renda, beneficiando mais de 40 famílias produtoras. A depuradora purifica os moluscos e elimina possíveis bactérias que possam estar presentes no alimento. “A ferramenta tem capacidade de processar 100 dúzias de ostras a cada 48 horas, promovendo benefícios higiênicos-sanitários e agregando valor ao produto”, explicou o gerente de projetos da Bahia Pesca, José Sanches Júnior.

Já a palestra, tratou da importância do cadastramento no CadCidadão, sistema que permite o monitoramento das condições socioeconômicas dos pescadores e marisqueiras. A inscrição no CadCidadão é pré-requisito para que a categoria tenha acesso aos benefícios oferecidos pelo programas estaduais de distribuição de renda, a exemplo do Vida Melhor.

Durante o evento também foi avaliado a atual situação da ostreicultura nas comunidades de Tapuias, Canavieira e Torrinhas, onde serão formuladas ações para otimizar os processos produtivos do setor. “Analisaremos a possibilidade de diversificar as formas de geração de renda desses profissionais, por meio da implantação de "viveiros escavados" em Torrinhas”, explicou o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior.

A visita da Bahia Pesca a Cairu foi fruto de um convite do prefeito Fernando Brito, a partir da secretaria municipal da Pesca e Agricultura (secretário Gecildo Ché, superintendentes Wamilton Palma Fahning e Aurelino José dos Santos), com indicação dos vereadores Abdon Ché, Ivan de Gerino, Bino e Paulinho.

Além das comitivas de pescadores e marisqueiras, o encontro foi prestigiado pelo secretário municipal da Administração Marcos Adeodato Ché (representando o prefeito), presidente da Câmara Municipal Cláudio Brito, vereadores Bino, Paulinho, Abdon Ché e pela presidente do Sindicato Municipal das Marisqueiras, Pescadores e Aquicultores de Cairu, Elaine Nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário