IPTU 2024

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Agenda 21 da Petrobras tem 2ª fase apresentada em Valença‏...

O vice-prefeito e secretário da Agricultura de Valença, Joailton Manoel de Jesus, se reuniu na última terça (07), no auditório da Ceplac, com representantes da 'Integratio Mediação Social e Sustentável', empresa contratada pela Petrobras para apresentação informativa da 2ª Fase da Agenda 21, cujo Programa é um processo de planejamento participativo que analisa a situação atual de um País, Estado, Município e/ou Região. Na Bahia, o Programa é formado por quatro equipes atuando em 20 municípios. Em Valença, a 'Integratio' atua nas comunidades de Maricoabo, Jaqueira e Graciosa.

De acordo com Carlos Vinícius, técnico da empresa, a 2ª Fase da Agenda 21 é o momento do fortalecimento do Fórum Comunitário, que discute diversas questões das localidades e populações trabalhadas pelo Programa, visando emancipação e empoderamento para criação de rede de comunicadores comunitários para disseminação de conceitos de sustentabilidade, desenvolvimento socioambiental e territorial. Nesta fase serão 300 horas ofertadas, com realizações de oficinas comunitárias de gestão social e cursos de qualificação em comunicação comunitária para jovens, sem nenhum ônus para as comunidades. Para Joailton de Jesus, o Governo de Valença referencia o programa e entende ser esta uma oportunidade de oferecer aos jovens as condições para o despertar de novos horizontes.

A Agenda 21 Comunitária é um processo participativo multisetorial de construção de um programa de ação estratégica, dirigido às questões prioritárias para o desenvolvimento sustentável. Aglutina vários grupos sociais na promoção de uma série de atividades em nível comunitário, implicando em mudanças no atual padrão de desenvolvimento, integrando as dimensões socioeconômicas, político-institucionais, culturais e ambientais da sustentabilidade.

Participaram ainda da reunião, a diretora da secretaria municipal da Pesca, Mônica Botelho; a diretora municipal da Agropecuária, Maiana Roza; os representantes da Integratio, Danilo Almeida, Eliomar Menezes e Sara Peixoto, e o representante da Petrobras, Antônio Carlos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário