IPTU 2024

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Direc-5 é transformada em núcleo regional de educação...

Secretário da Educação Barreto e Flor Andrade
O Governo do Estado da Bahia publicou, no Diário Oficial do dia 31 de dezembro de 2014, o Decreto nº 15.806, de 30/12/2014, dispondo sobre a organização territorial dos Núcleos Regionais de Educação, a partir da extinção das Diretorias Regionais de Educação (Direc’s).

Com o objetivo de coordenar as políticas públicas educacionais por território de identidade, os Núcleos Regionais de Educação terão a finalidade central de implementar a gestão das políticas educacionais no âmbito regional, executando as ações de acompanhamento, monitoramento, e intervenção pedagógica nas unidades escolares, em consonância com as diretrizes da Secretaria Estadual da Educação (SEC).

Os Núcleos Regionais de Educação passarão por um estágio de reestruturação a partir deste mês, por um prazo de até 180 dias. Durante esse período as Direc’s deverão funcionar normalmente, até que a SEC delibere o pleno funcionamento das ações prioritárias nos municípios circunscritos a cada diretoria regional.

Com a reestruturação da rede estadual de ensino, o recém-criado Núcleo Regional de Educação 06 coordenará as unidades de ensino das cidades que compõem o território do Baixo Sul, sendo elas: Aratuípe, Jaguaripe, Valença, Taperoá, Cairu, Nilo Peçanha, Ituberá, Igrapiúna, Camamu, Piraí do Norte, Presidente Tancredo Neves, Teolândia, Wenceslau Guimarães e Gandu.

De acordo com a diretora regional da educação, professora Flordolina Andrade, “Essa medida visa contemplar um anseio existente na rede estadual da educação, objetivando uma reestruturação da nossa rede, com o desafio inovador de alinhar e fomentar as políticas publicas de ensino em consonância com as potencialidades existentes nos territórios de identidade onde os núcleos serão implantados, realizando de forma mais efetiva o acompanhamento pedagógico, tornando os serviços oferecidos mais acessíveis à comunidade”, enfatizou.

As unidades de ensino das cidades de Nova Ibiá e Itamari que estavam vinculadas à antiga Direc-5 passarão a fazer parte do Núcleo Regional de Educação 22, do território de identidade médio Rio de Contas, com sede em Jequié.

No total são 27 núcleos, presentes em todos os Territórios de Identidade da Bahia, com as seguintes sedes: Irecê, Bom Jesus da Lapa, Seabra, Serrinha, Itabuna, Valença, Teixeira de Freitas, Itapetinga, Amargosa, Juazeiro, Barreiras, Macaúbas, Caetité, Itaberaba, Ipirá, Jacobina, Ribeira do Pombal, Alagoinhas, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Santo Antônio de Jesus, Jequié, Santa Maria da Vitória, Paulo Afonso, Senhor do Bonfim, Salvador e Eunápolis. 

Com a reestruturação da rede estadual de ensino, o Governo da Bahia realizará uma nova etapa de avanços e conquistas para a educação baiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário