IPTU 2024

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

China manda artistas morarem no campo para “experimentar a vida...”

Negócio da China...
Artistas e profissionais de televisão da China terão que passar um tempo morando no interior. Numa iniciativa que ecoa a época maoísta – quando os intelectuais e “jovens educados” eram forçados a se mudar para aldeias a fim de aprender com os camponeses e se desfazer das suas opiniões burguesas –, o Governo chinês enviará temporariamente grupos de produtores, atores, roteiristas e outros profissionais do cinema e televisão para “fazer trabalho de campo e experimentar a vida” em zonas rurais.

Em nota divulgada nesta semana, a Administração Estatal de Imprensa, Publicações, Rádio, Filmes e Televisão da China anunciou que organizará expedições trimestrais de profissionais envolvidos com filmes e séries de TV para “áreas montanhosas remotas, campos, escolas comunitárias, quartéis e minas”. As viagens durarão pelo menos 30 dias. “Isso ajudará os artistas a formarem um ponto de vista correto e criar mais obras-primas”, afirma o organismo governamental encarregado da censura aos meios de comunicação.

Mediante essa iniciativa, “que será de longo prazo”, o órgão estatal enviará anualmente ao interior as equipes de cinco filmes – atores, diretores e roteiristas, entre outros. Além disso, uma centena de apresentadores e diretores de programas artísticos da emissora nacional CCTV e de canais locais serão mandados para zonas fronteiriças, povoadas por minorias étnicas ou que tenham tido um papel destacado na história revolucionária chinesa.

O anúncio ocorre semanas depois da realização em Pequim, em outubro, de uma reunião de autoridades para discutir arte e literatura, com a participação do presidente Xi Jinping. Conforme informou a imprensa oficial na época, Xi, num discurso de duas horas, insistiu que os artistas não devem ser “escravos” do mercado, produzindo obras que “estejam maculadas com o fedor do dinheiro”. Em vez disso, propôs o presidente chinês, os criadores deveriam apresentar trabalhos que, além de terem mérito criativo, também representem os valores socialistas e inspirem a servir ao povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário