IPTU 2024

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

"ARCA das LETRAS" entrega bibliotecas à comunidades da zona rural em Valença‏...

Representantes de 15 comunidades da zona rural de Valença estiveram presentes na terça-feira, 11, no Centro de Cultura Olívia Barradas, onde receberam treinamento para agentes de leitura e bibliotecas oferecidas pelo Programa Arca das Letras, do governo federal. Em Valença, a iniciativa integra as ações de interiorização e fortalecimento da cultura, que são promovidas pelo governo do município, através da secretaria da Cultura.

O Programa Arca das Letras foi criado em 2003 pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, com o objetivo de difundir conhecimentos e enriquecer culturalmente populações moradoras do campo e ribeirinhas, formadas por agricultores familiares, assentados da reforma agrária e comunidades indígenas, quilombolas e de pescadores.

Bibliotecas rurais são montadas nas casas dos agentes de leitura, escolhidos pela própria comunidade onde moram, para incentivar o processo da leitura, cuidar do empréstimo dos livros, ampliar o acervo e valorizar a cultura local. Cada biblioteca entregue em Valença, no Centro de Cultura, reúne 200 títulos, com livros que vão de literatura infantil à adulta e gêneros literários como romance, conto, crônica, prosa e poesia. Resultado de doações feitas na oportunidade, obras dos autores valencianos Araken Vaz Galvão e Moacir Saraiva, membros da Academia Valenciana de Educação, Artes e Letras – Avela, também fazem parte das bibliotecas entregues.

A diretora municipal da Cultura, Edna Xavier, lembra trabalhos de incentivo à leitura que vem sendo realizados na cidade e ressalta que o Programa Arca das Letras é uma boa oportunidade de avançá-los à zona rural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário