IPTU 2024

terça-feira, 26 de agosto de 2014

SANTA CASA de Valença reabre o banco de sangue...

A Santa Casa de Misericórdia de Valença reabriu nesta segunda-feira, dia 25, às 9 horas, a nova Unidade de Coleta (UC) de sangue da cidade de Valença. O serviço, que desde o ano passado foi desativado por inadequações das exigências feitas pela Vigilância Sanitária, passou por mudanças e novos investimentos para a viabilização de sua reabertura, com a disponibilização de pessoal e espaço físico. A Hemoba (Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia), parceira da Santa Casa neste serviço, vai oferecer os insumos específicos para a coleta.

A reabertura da UC vai oferecer mais conforto e comodidade para os doadores de sangue de Valença e micro-região, dispensando o deslocamento para Santo Antônio de Jesus. A previsão é que a UC realize cerca de 400 coletas por mês. O provedor da Santa Casa de Valença, Guido Araújo Magalhães Júnior, e o diretor Márcio Lima inauguraram a unidade nesta segunda, doando sangue. "Esse é um serviço fundamental para a população e para a Santa Casa. Para conseguirmos sangue para as nossas cirurgias, tínhamos de mandar pessoas doarem sangue na unidade da Hemoba de Santo Antônio. O fechamento foi muito desgastante, pois muitos pensavam que havíamos fechado por economia, o que não procede", disse o provedor.

Durante todo o mês de agosto, o serviço do banco de sangue funcionará somente às segundas e quartas-feiras, das 8h às 12h. O funcionamento pleno do setor deverá acontecer a partir do mês de setembro.


Como doar sangue?

1. Dirija-se à Unidade de Coleta da Santa Casa munido de documentação original (RG ou documento equivalente)
2. O doador pode ter entre 16 e 67 anos e pesar acima de 50 kg. Menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal.
3. Para doar, é recomendável estar bem alimentado e ter dormido no mínimo 6 horas na noite anterior.
4. Não fume nas 4 horas que antecedem a doação, nem consuma bebidas alcóolicas 12 horas antes de doar.
(Camilla Oliveira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário