Em uma demonstração de respeito às manifestações culturais, o povo de santo de Valença e simpatizantes das festas de caráter religioso se vestiram de branco numa devoção secular à tradicional lavagem das escadarias da Igreja do Amparo. Com ingredientes históricos, não faltaram as baianas com seus trajes engomados e rendados cheirando a patchuli, distribuindo banho de cheiro aos passantes, para afastar o mau-olhado. Segundo o ritual, com água perfumada de flores brancas e alfazema: eram as águas de Oxalá.
Domingo, 27 de outubro de 2013, uma multidão acompanhou a prefeita Jucélia Nascimento, no tradicional cortejo, saindo às 8h30min da Praça Admar Braga Guimarães e finalizando nas escadarias da Igreja de Nossa Senhora do Amparo.
“Que belo espetáculo. Que belo tapete brando”. Assim, Maria das Graças, moradora do bairro do Por do Sol, destacou o grande cortejo que se formou ao longo das ruas da cidade. Para a prefeita Jucélia Nascimento, a Lavagem do Amparo é um momento único, capaz de unir a todos sem distinção de cor, classe social ou opção partidária.
Acompanhada do médico Renato Assis, secretários e colaboradores, Jucélia Nascimento percorreu todo o trajeto, recebendo pelo caminho, manifestação de apoio e carinho do povo de Valença. “Mesmo com as dificuldades de um primeiro ano de governo, essa demonstração traduz a vontade e a confiança da nossa gente em dias melhores”, disse.
Após a Lavagem, os fieis terão as novenas que irão culminar com a grande festa no próximo dia 08 de Novembro.
Neste ano, atendendo a solicitação da igreja e moradores, o Governo de Valença ordenou o espaço destinado aos fieis, com regras que irão permitir mais tranquilidade aos participantes dos festejos.
(Ascom PMValença)
Nenhum comentário:
Postar um comentário