IPTU 2024

domingo, 8 de setembro de 2013

Prefeitura de Valença acusa em 'nota' que Governo do Estado 'prejudica andamento dos Programas Sociais no Município'

A nota da prefeitura de Valença acusa o Governo do Estado e diz, com
falsa verdade, que os 19 Núcleos do PETI não estão fechados...
Após o grande impacto negativo provocado pela publicação aqui no Dendê News de uma matéria denunciando o fechamento de 19 núcleos do PETI (leia aqui:
prefeita-jucelia.html), a prefeita de Valença, Jucélia Nascimento, voltou atrás em sua decisão de mau gosto social e lançou uma "Nota de Esclarecimento" (leia abaixo) afirmando que vai reabrir os 19 Núcleos do PETI pela metade... ou seja, no sistema "meia-sola", porque os núcleos vão voltar funcionar somente apenas 20 horas por semana.

A "Nota de Esclarecimento" da prefeitura de Valença acusa o Governo Wagner de mais um calote no povo baiano (valenciano), expondo o governador ao afirmar que o Governo do Estado não repassa a verba de manutenção do PETI há 8 meses, deixando de depositar na conta da prefeitura de Valença cerca de 650 mil reais, "prejudicando o andamento dos programas sociais no município".

Entretanto, afora essa questão do calote do Governo do Estado, a nota utiliza de falsa verdade quando afirma que "nenhum núcleo será fechado". Isto é "menos verdade". Como não serão fechados!? 19 núcleos do PETI ESTÃO trancados desde a semana passada e os moradores da zona rural são quem bem sabem, afinal foram fechados 18 unidades no campo e uma na cidade.

E as demissões!? A nota nem toca no assunto.

Somente na secretaria municipal da Promoção Social foram para o "olho da rua" mais de 50 funcionários. É por isso que os núcleos do PETI voltarão a funcionar apenas 20 horas por semana.

Até porque a prefeitura de Valença recebe do Governo Federal (sem atraso) mais de 1 Milhão de Reais por ano para manter as Unidades das Jornadas Ampliadas do PETI funcionando plenamente. E hoje elas não estão! Há provas e relatos das comunidades prejudicadas pelo fechamento dos núcleos do PETI. Na próxima segunda-feira (9) estaremos em campo para verificar, um por um, a reabertura dos núcleos.

Confira, abaixo, a infeliz
NOTA de ESCLARECIMENTO da PREFEITURA de VALENÇA
sobre o fechamento dos 19 Núcleos do PETI
_______________________________________________________________

 NOTA DE ESCLARECIMENTO 


Em virtude da falta repasse dos recursos do cofinanciamento do Governo do Estado, em atraso a [sic] oito meses, destinados ao pagamento de operadores sociais e à manutenção, a Prefeitura de Valença informa que haverá redução de carga horária para 20 horas semanais em todas as unidades do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Sendo assim, nenhum núcleo será fechado. Foram cerca de R$ 650 mil que deixaram de ser repassados, prejudicando o andamento dos programas sociais no município. As atividades retornam normalmente tão logo os repasses sejam regularizados.


Para 2014 os serviços serão ampliados para a convivência familiar para todas as idades, a orientação é do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) para todos os municípios do país.

 Prefeitura de Valença 

Nenhum comentário:

Postar um comentário