IPTU 2024

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Cultura abre Parada Gay em Salvador...

O maior evento LGBT da Bahia, a 12ª Parada Gay – Semana da Diversidade, que tem como madrinha a Rainha do Axé, Daniela Mercury, começou na segunda-feira 2, com atividades culturais, e prossegue até domingo 8 tendo como ponto alto o grande desfile.

Neste ano, o tema será “Somos Milhões: Estamos em Todos os Lugares!” e o evento não se restringe apenas ao desfile, mas exposição de fotos, shows, debates, palestras em geral e sobre saúde, teatro, saraus, mostras de filmes Mix Brasil, recitais de poesias, workshops, o tradicional caruru da diversidade, além de feiras da diversidade.

O evento conta com o apoio do governo do estado, através da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur), Bahiatursa, Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) .O coordenador do evento, Marcelo Cerqueira, presidente do GGB, explica o porquê da escolha do tema “Somos milhões: estamos em todos os lugares: “Para dizer que lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros são pessoas normais que vivem do cotidiano, trabalham, pagam impostos e ocupam todas as profissões; que são brancos, que são pretos, somos todos iguais e que a sociedade tem que aprender a conviver com essa população”, declarou.

Com entusiasmo Cerqueira fala sobre os encantos da Bahia observados pelos LGBT de todo o mundo que escolhem a terra como destino devido uma mística de religião e cultura. “Neste ano o evento será mais diversificado, invocando a parada com a cara da Bahia”.

A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) apoia o evento por entender que pelo fato de a Bahia ser o estado com maior população negra do Brasil não se pode falar de diversidade sem associá-la à igualdade racial.

O secretário da Sepromi, Elias Sampaio, amanhã (5) participa da mesa de debates “A construção do Estado Laico no Brasil e a promoção de direitos iguais”. O moderador dessa mesa será o secretário da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Almiro Sena e a palestrante será a Ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

No dia 06 de setembro, a Mesa 3 vai discutir “A Construção do Estado laico no Brasil e os desafios para a Justiça e a Educação para a manutenção dos direitos das minorias”. A mediadora será Olívia (Santana, chefe de gabinete da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia (Setre) e a palestra será da professora Eida Paiva, Uneb Diadorin). Ainda no dia 06, tem “O entorno conservador e o aumento do bullying escolar contra LGBT e negros.

Constam ainda da programação seminários que tratam dos direitos humanos na saúde; o avanço do fundamentalismo religioso; a interferência da religião na saúde pública. De acordo com a Sepromi, todos esses temas englobam questões raciais, se for considerado que políticas de saúde precisam estar voltadas especificamente para a etnia do paciente.

A secretaria cita o exemplo dos negros que são as maiores vítimas da doença Falciforme, Cardiovasculares, Diabete e são mais propensos a hipertensão, mortandade materna e infantil. A questão do fundamentalismo religioso na saúde pode interferir, por exemplo, no atendimento à candomblecistas - existem registros de casos de funcionários que destratam ou recusam atendimento por causa da religião.

Programação do evento
A Exposição de fotos: Vitoriosas, com imagens de mulheres trans vitoriosas em suas áreas de atuação no GGB - Rua Frei Vicente, 24 – Pelourinho, começou segunda e segue até dia 30/9, no horário: 9h às 18h com entrada frança.

Ontem a programação do segundo dia da Semana da Diversidade, em Salvador, contou com palestras voltadas para a Cidadania Trans e Saúde, além do lançamento do livro do cartunista baiano Luis Augusto

Hoje (4) acontece a peça “A alma encantadora do beco”, um espetáculo teatral dirigido por Djalma Turler, com Valerie O`rarah e Duda Woyda. Fala sobre os transeuntes e os becos da cidade. Local: Largo da Dinha do Acarajé – Rio Vermelho. Horário: 21h.

Às 15 h tem a palestra “Sexo e práticas sexuais” – Projeto Se Ligue, na sede do GGB, Rua Frei Vicente, 24 – Pelourinho, tendo como palestrante: Ana Maria Oliveira Machado. Esta palestra foca a prática do sexo anal e divulga a Fisioterapia Uroginecológica, nova especialidade da fisioterapia fundamental porque previne as disfunções urogenitais e anorretais de homens e mulheres.

A partir de hoje até dia 6, das 14h às 18h, acontece o II Seminário da Diversidade. Curadoria: Professora Elizabeth Carvalho Dantas, tendo como local a Universidade Salvador (Unifacs) Laureate International Universities, Prédio de Aulas 8, Alameda das Espatódias, 915, Caminho das Árvores – Salvador-BA.Acesso gratuito mediante inscrição prévia, com certificação para estudantes de graduação.

A mesa solene de abertura acontece também hoje, das 14 às 15 horas, com o professor Manoel Joaquim Fernandes de Barros Sobrinho - chanceler da Unifacs (Universidade Salvador); Luiz Mott, professor Doutor Titular de Antropologia da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e fundador do GGB;Jorge Solla - Secretário de Saúde do Estado da Bahia;Domingos Leonelli – Secretário de Turismo do Estado da Bahia;Rui Costa - Secretário da Casa Civil da Bahia;Professor Marcelo Cerqueira – Presidente do GGB (Grupo Gay da Bahia);Professora Elizabeth Dantas – Curadora do II Seminário da Diversidade

No período de 15h às 15h40, na primeira será abordada a construção do Estado laico no Brasil e a defesa dos direitos humanos na área da saúde.

Moderador: Javier Angonoa - especialista em planejamento, gestão e acompanhamento de projetos de promoção da saúde e prevenção com ênfase em DST e Aids. Presidente de Mesa: Eide Paiva – Diadorin/Uneb.

Das 15h50 às 16h30, o tema será “O machismo religioso x a emancipação do gênero feminino”, palestrante: Carla Gisele Batista, assessora Especial da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Mestra em Gênero e Feminismo pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), das 16h40 às 17h20

“A interferência da religião nas políticas de saúde pública, especialmente nas dirigidas a populações estigmatizadas”, palestrante: José Gomes Temporão, Ex-Ministro da Saúde.

No período de 17h20 às 18h tem o tema “Novos atores sociais x velhos problemas morais: desafios das campanhas de prevenção e promoção à saúde para populações específicas, na atualidade. Palestrante: Eduardo Barbosa, coordenador do Centro de Referência da Diversidade de São Paulo, ex-diretor adjunto do Departamento de DST, Aids e hepatites virais do Ministério da Saúde . Especialista em saúde coletiva e saúde publica.

“A população LGBT como alvo prioritário dos políticos discriminadores no Congresso: Homofobia e o impacto eleitoral.Palestrante: Deputado Jean Wyllys (Brasília, DF). Finaliza com “A política municipal LGBT para Salvador e estratégias de combate à homofobia”.Palestrante: Vereadora Fabíola Mansur (Salvador, BA).

Prossegue na sexta (6), a partir das 14 horas, “A construção do Estado laico no Brasil e os desafios para a justiça e a educação para a manutenção dos direitos das minorias”. Moderadora: Olívia Santana, Chefe de Gabinete da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia (Setre).Presidente de mesa: Luiz Mott.

‘O casamento igualitário como ícone da universalidade das garantias constitucionais”. Palestrante: Dra. Jurema Cintra Barreto, Presidente da Comissão de Diversidade Sexual e Enfrentamento à Homofobia da Ordem dos Advogados da Bahia (OAB).

“O avanço do fundamentalismo religioso na política brasileira: desafio aos direitos humanos”. Palestrante: Deputada Erika Kokay, da Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento à Aids (Brasília, DF). “O entorno conservador e o aumento do bullying escolar contra LGBT, negros e outras minorias”. Palestrante: Amélia Tereza Santa Rosa Maraux, antropóloga, mestra em História Social, professora da Universidade do Estado da Bahia, pesquisadora do Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidade da Universidade do Estado da Bahia (Diadorim) e Superintendente da Educação Básica da Bahia da Secretaria de Educação do Estado da Bahia.

O Sarau Lés (Só para elas) será realizado no dia 6 no Ceao/ Ceafro – Largo 2 de Julho, Centro, às 17 horas com as facilitadoras: Vida Bruno (SSA-BA), Eide Paiva (SSA-BA) e Márcia Cabral (Minas de Cor – SP) , com a participação de Importuno Poético.Descrição: Sarau com filmes, poesia, música, dança, fantasia, tudo da cena lésbica. Entrada franca.

A Poesia homoerótica de três poetas baianos: Com os poetas: Alex Simões, Luís Antonio Cajazeira Ramos e Marcus Vinicius Rodrigues. Apresentação: Luiz Mott.Moderação: Marielson Carvalho, horário: 19h40 (dia 6), no Ceafro.

Neste mesmo dia tem workshop, curso básico de montagem para quem quer ser drag queen e ator transformista. Local: Sede do Grupo Gay da Bahia – GGB. Horário: 14h às 18h.Palestrante: Walter Santiago, arquiteto, ator transformista idealizador da personagem Dion Santiago.

Mostra Festival de Cinema Mix Brasil terá abertura às 18 horas na Sala Walter da Silveira, Barris, na sexta-feira (6) com o filme Tudo Que Deus Criou.Direção: André da Costa Pinto Brasil , com Guta Stresser, Letícia Spiller, Paulo Vespúcio, Maria Gladys, Claudio Jaborandi, Gal Cunha Lima, Flávio Guilherme e Paulo Phillipe.

Sinopse: O filme é baseado na história real de uma família paraibana. Tratando de assuntos como prostituição, sexualidade e drogas, “Tudo que Deus criou” traz um elenco mesclado entre atores nacionalmente conhecidos e atores paraibanos. Segue com Mostra Competitiva Mix Brasil 1 – Curtas e vai até sábado.

No dia 7, às 19 horas, tem o V Caruru da Diversidade, Residência Universitária UFBA I, Av. 7 sete de Setembro, 2382, Corredor da Vitória. Realização: Grupo Gay das Residências. Entrada Franca.

Ainda no sábado tem a festa/show “Independence Divas”, na Casa da Itália, Av. 7 de setembro, s/n, às 22 horas. Atrações: Música eletrônica com DJs, gogo boys e transformistas.Atrações: DJs Leandro Fretz, shows com Rainha Loulou, Mitta Lux, Earatiele Koslowysky. Ingresso: R$ 20,00.Contatos ( 71) 9189 7290 – 8622-8493.

A II Feira da Diversidade e Negócios de Salvador acontece no sábado no Largo 2 de Julho, das 9h às 19h.Tem por objetivo contribuir para o fortalecimento do empreendedorismo individual, bem como a promoção de produtos e serviços relacionados à diversidade LGBT em Salvador. Serão montados stands de produtos e serviços, gastronomia, moda e entretenimento. Aberto ao público.

Festa da diversidade nas ruas
Apresentação de Marina Garlen e Nilson Mendes.11h – Peça teatral “Noz Cegos”.Direção de Edielson de Deus, texto de Gilson Coelho escrito para a (ABACI) Associação Baiana para Cultura e Inclusão. Todos os atores em cena são cegos. Aborda direitos civis e cultural de forma engraçada ao mesmo tempo sem perder o foco da luta política.

Das 12h às 15h tem shows transformistas: Walluar “Alcione Cover” Gesika Brender, Scher Marie, Rainha Loulu e dançarinos; Fabiane Galvão. Apresentação de bandas 15h – Jota Veloso e Cavalheiros de Jorge;17h –Samba Maria; 19h – Claudia Costa; performances e outros.Na Casa da Itália tem a festa/camarote, a partir das 14 horas com várias atrações: Música eletrônica com DJs, gogo boys e transformistas. Ingresso R$ 25,00.Contatos ( 71) 9189 7290 – 8622-8493

A concentração é dia 8, pela manhã, no Largo do Campo Grande, Centro, Salvador, Bahia. Com apresentação de shows transformistas, bandas musicais, desfile de trios elétricos com bandas musicais e música eletrônica pelo centro de Salvador. No Palco da Diversidade: Apresentação de shows transformistas e bandas musicais.

Segue com cortejo de trios: Saída Campo Grande, seguindo Mercês, Piedade, São Pedro, retornando pela Rua Carlos Gomes, Senador Costa Pinto, Aflitos, chegando ao Campo Grande. Horário dos trios: 15h40 às 20h.

Antes do desfile, no Palco da Diversidade, a partir das 11 horas acontece shows com artistas transformistas, tendo como mestres de cerimônia: Michelle Lorem & Gésner Braga. Coordenação: Keyla Sympson, Otávio Reis, Mario Marcos Esquivel e Millena Passos.Shows transformistas no palco: Rainha Loulou e dançarinos; Gilvan (cover de Ney Matogrosso); Natasha Vogue;Tanucha Taylor;Scarleth Cabochard Sangalo;Eyshella Batefly;Nathalya Striker;Aluvania Butantã;Ferah Shunsine; Andreza Lamark (cover de Clara Nunes);Hebbie Lauper & Lisa Morgan.

Atrações no palco
15h Os Attemporais;
17h Marcela Bellas;
19h30 Cabeça de Nós Todos.
(Tribuna da Bahia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário