IPTU 2024

sexta-feira, 26 de abril de 2013

UFSBA é apresentada em Valença‏

Uma proposta pedagógica inovadora e revolucionária, assim, o ex-reitor da UFBA e atual Presidente da Comissão de Implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSBA), Naomar de Almeida Filho, a convite do Secretário da Educação de Valença, Josival Lemos, apresentou na sexta-feira (19), no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Valença (CDL), as diretrizes para a implantação da instituição de ensino superior no estado. De acordo com o projeto, a UFSBA – que terá campi nos municípios de Teixeira de Freitas, Porto Seguro e Itabuna, onde será instalada a sede da Reitoria – começará suas atividades em 2014 e, quando chegar à sua plena implantação, prevista para o ano de 2020, gerará 10.800 novas vagas, somando-se todos os níveis de ensino superior.

O Vice-Prefeito de Valença, Joailton de Jesus cobrou mais atenção para o Baixo Sul por parte do Governo Federal, que, segundo ele, a região ficou fora de importantes projetos; e como exemplo citou a não implantação de um Campi da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), que mesmo estando inserida no Projeto de lei que criou a instituição, ainda não contemplou Valença.

Naomar Filho deixou claro que o Baixo Sul não faz parte do projeto da UFSBA, mas sugeriu que tanto a UFRB, quanto a UNEB, podem estabelecer um consórcio e implantar um modelo semelhante ao apresentado pela UFSBA.

O PROJETO
As atividades e programas de ensino, pesquisa e extensão da UFSBA cobrirão uma região composta por 48 municípios, numa área de 40.384 km2, situada na costa meridional do Estado da Bahia para uma população de 1.520.037 habitantes, na qual existem 66 mil estudantes matriculados em 165 escolas públicas de ensino médio, segundo dados do Censo 2010.

Entre as novidades está o regime letivo quadrimestral com otimização de equipamentos, instalações, recursos financeiros e gestão de pessoas e carreiras, além da arquitetura curricular organizada em Ciclos de Formação, com modularidade progressiva, mas que oferece certificações independentes a cada ciclo. O ingresso se dará através dos Bacharelados Interdisciplinares (BI), diretamente por meio de seleção geral via ENEM/SISu ou através da Rede de Colégios Universitários (CUNI) instalados em escolas públicas nos 36 municípios de maior porte da Região Sul, mediante convênio com a Secretaria Estadual de Educação.

Para acesso à Rede CUNI, o ENEM será usado na seleção de estudantes que tenham cursado todo o ensino médio nos municípios. De acordo com os idealizadores do projeto da UFSBA, a Rede CUNI constitui a principal inovação curricular proposta, pois contará com avaliação presencial e atividades meta-presenciais via equipamentos de teleducação de última geração, conectados à rede digital de alta velocidade que a Universidade implantará no seu território de abrangência. Para atender à demanda, todos os cursos da UFSBA serão ministrados com o auxílio de tecnologias avançadas de ensino-aprendizagem, a fim de garantir educação de qualidade em todos os níveis de formação. Com esse objetivo, serão criados Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), com tecnologias de interface digital (games, sites, blogs, redes sociais, dispositivos multimídia) e instrumentos interativos de comunicação, por meio de redes digitais ligadas em tempo real, que permitem superar o ambiente escolar tradicional mediante hiperconectividade, espaços didáticos não-físicos e situações metapresenciais.

Além das personalidades citadas, estiveram presentes o reitor da UFRB, Paulo Gabriel, os vereadores Reginaldo Araújo, Ei, Agostinho, Adailton, Jairo e Fabrício Lemos; Ademi Costa, secretário de indústria e Comércio, Chasquiel Coutinho, diretor de Juventude, Cláudia Silva, diretora de Meio Ambiente, de e representantes da AMUBS, DIREC V, UFBA, UNEB, IFBA e IF Baiano.
(Ascom - Prefeitura de Valença)

Nenhum comentário:

Postar um comentário