IPTU 2024

sábado, 26 de janeiro de 2013

Exposição no Palacete das Artes comemora 90 anos de Mário Cravo Jr

Uma exposição com 62 esculturas de Mário Cravo Jr. foi inaugurada nesta sexta-feira (25), no Palacete das Artes Rodin Bahia (Rua da Graça, 289 - Graça - Salvador (BA) Tel.: +55 (71) 3117-6987), em homenagem aos 90 anos do artista plástico.

A exposição é promovida pelo Governo da Bahia, por meio da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), órgão da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), e fica aberta ao público até o final de abril, de terça-feira a domingo, incluindo feriados, com entrada gratuita.

A solenidade de abertura contou com a presença do governador Jaques Wagner e do secretário de Cultura, Albino Rubim. Mário Cravo Jr., um dos mais importantes artistas baianos e maior expoente da arte moderna do estado nos anos 40 e 50, completa 90 anos no dia 13 de abril.

O artista falou da alegria de expor no Palacete das Artes, espaço que recebeu obras do escultor francês Auguste Rodin. “Rodin influenciou toda a escultura contemporênea. Eu fui talvez o único brasileiro convidado para expor no Museu Rodin de Paris e meu principal professor europeu foi o iugoslavo Ivan Mestrovic, que fez estágio com Rodin. Então o ciclo de fecha”.

Para o governador Jaques Wagner, a exposição é uma oportunidade para conhecer melhor a arte de Mário Cravo Jr. “Para nós é motivo de orgulho trazer as obras dele aqui para o Palacete das Artes para que todo o público baiano e aqueles que nos visitam possam conhecer mais profundamente este gênio da arte baiana e brasileira”.


Acervo

Estão expostas peças criadas desde a década de 1970 até os mais recentes trabalhos de Mário Cravo Jr. As obras utilizam materiais variados, como pedra sabão, sucata, resina, plástico e borracha. A ideia da exposição comemorativa surgiu logo após o encerramento da exposição ‘Auguste Rodin: homem e gênio’, que foi aberta em 2009 e reuniu 62 obras emprestadas por três anos ao estado pelo Museu Rodin Paris.

Para o secretário de Cultura, Albino Rubim, a escolha de Mário Cravo Jr. para expor no espaço era natural, inclusive por coincidir com as homenagens pelos 90 anos do artista. “É uma homenagem a todo o tempo dedicado por ele à arte universal, com sua criação e com sua multifacetada obra, com materiais e estilos diferentes”.


Outras obras

Reconhecido internacionalmente, Mário Cravo Jr. é autor de obras de grande porte como a Fonte da Rampa do Mercado, entre o Mercado Modelo e a Igreja da Conceição da Praia, a Cruz Caída, na Praça da Sé, o Memorial a Clériston Andrade, na Avenida Anita Garibaldi.

Também são dele coleções ao ar livre no Parque de Esculturas do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) e no Parque Metropolitano de Pituaçu, onde fica a sede da Fundação Mário Cravo. Com apoio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), a instituição preserva ainda documentos, imagens, desenhos, esboços e pinturas do artista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário