IPTU 2024

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

POLÍCIA é reprovada por 63% no PAÍS

Polícia: população brasileira indica baixo índice de satisfação...
A população em geral está insatisfeita com a atuação da polícia. Esta é a principal conclusão do relatório do ICJBrasil (Índice de Confiança na Justiça), produzido pela Direito GV: 63% da população que respondeu à pesquisa afirmou estar um pouco insatisfeita ou muito insatisfeita com a atuação da polícia. Este percentual cresce para 65% entre os mais pobres e, entre os mais ricos, chega a 62%. “É um dado alarmante, principalmente se considerarmos os últimos acontecimentos envolvendo o assassinato de policiais e diversas pessoas na periferia”, analisa Luciana Gross Cunha, professora da Direito GV e coordenadora do ICJBrasil.



A pesquisa também traz o Índice de Confiança na Justiça que, no segundo e terceiro trimestres deste ano, registrou 5,5 pontos, considerando uma escala de 0 a 10. O índice é obtido com base em casos concretos, como quando o cidadão recorre ao Judiciário para resolver conflitos. O indicador leva em conta a opinião da população em relação à celeridade, honestidade, neutralidade e custos de acesso à Justiça.

Segundo a pesquisa, o Judiciário é considerado moroso para 90% dos entrevistados, por solucionar os processos de forma lenta ou muito lenta. Além disso, 82% das pessoas consideram alto ou muito alto os custos de acesso ao Judiciário e 68% acreditam ser difícil ou muito difícil usar o sistema. Outro dado revela que 64% dos pesquisados avaliam o Judiciário como nada ou pouco honesto, e 61% nada ou pouco independente.

As instituições mais confiáveis:
-- Forças Armadas 75%
-- Igreja Católica (56%)
-- Ministério Público (53%)
-- Grandes empresas (46%)
-- Imprensa escrita (46%)
-- Governo Federal (41%)
-- Polícia (39%)
-- Poder Judiciário (39%)
-- Emissoras de TV (35%)
-- Vizinhos (30%)
-- Congresso Nacional (19%)
-- Partidos políticos (7%)

Foi avaliada também a confiança em relação a determinados grupos do convívio social. A família ficou em primeiro lugar, obtendo a confiança de 89%, seguida por colegas de trabalho (34%), vizinhos (30%) e, em último lugar, pessoas em geral (21%).

A pesquisa ouviu 3.300 pessoas no Distrito Federal e em sete estados (Amazonas, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul), no segundo e terceiro trimestres de 2012.
(Tribuna)

Nenhum comentário:

Postar um comentário