
Todo mundo sabe que a boa comida caseira reside no interior e o Estado da Bahia também é campeão em diversidade na culinária, tendo Valença como referência histórica nas moquecas dos frutos do mar e no raro sabor dos pratos da roça, com a galinha caipira sendo a atração principal da mesa farta da zona rural da região.
Aproveitando esta saborosa fama, a Secretaria Municipal da Cultura realizou ontem (6) o 1º Festival de Galinha Caipira de Valença, na praça Admar Guimarães (Jardim Velho), com as presenças de vários restaurantes famosos da cidade e do grupo de pagode Alegria de Versar. A praça ficou repleta, com famílias inteiras e grupos de amigos conversando animadamente e desfrutando os diversos temperos da "galinha terra".
Para a secretária da cultura, Edna Xavier, o município só tem a ganhar com o resgate da tradicional culinária. “Somos movidos pela boa música, pela literatura, pela religiosidade, pelo encontro da família e pela cozinha mais deliciosa do Brasil. Valença é um abundante celeiro cultural e cabe a todos nós preservarmos mantendo viva esta chama, que é ao mesmo tempo a nossa própria força, enquanto comunidade em contínuo desenvolvimento. Está muito bonito esse festival aqui, vamos dar continuidade ao que dá certo. Aproveito para agradecer o apoio total do nosso prefeito Ramiro Campelo de Queiroz e a todos, que direta ou indiretamente nos ajudou a fazer esse domingo gostoso e bem diferente”, disse Edna Xavier.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário