A Associação é uma sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos, de natureza educacional, com prazo de duração indeterminado, com o objetivo social de formar jovens empresários da construção civil, a partir da promoção gratuita da educação, na sua forma complementar, profissional e tecnológica, moral, cultural, artística e social, com estímulo ao associativismo e cooperativismo, defesa, preservação e conservação do meio ambiente, contribuindo com a promoção do desenvolvimento regional, integrado e sustentável de Valença e demais cidades do Baixo Sul da Bahia.
A sede da Construir Melhor fica no bairro Novo Horizonte, próximo a um conjunto habitacional onde residem 150 famílias de baixa renda. O curso profissionalizante, direcionado a jovens entre 18 e 27 anos, já formou sua primeira turma em janeiro de 2011. Importante lembrar que durante o período de aprendizagem os jovens trabalham em algumas obras, dentre as quais: Loteamento Nova Igrapiúna, Unidade de Beneficiamento de Pescado e a Escola de Instrução Militar, no Colégio Casa Jovem. Com destaque para a participação nas obras do Centro de Formação Profissionalizante. Esses serviços propiciaram aos jovens uma renda média mensal de aproximadamente R$500,00 chegando, em alguns casos, a uma renda de R$1.200,00 por mês.
Além disso, o Construir Melhor, em parceria com o Instituto para um Mundo Melhor (IMELL) iniciou o processo de realização de cursos de pequena duração, destacando-se o Profissão Mulher, que objetiva formar e inserir no mundo do trabalho, mulheres de classes menos favorecidas de Valença. A primeira turma atendeu 80 participantes em três meses. Desta iniciativa participaram também o Instituto Afrânio Affonso Ferreira (IAAF) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), no âmbito do programa CQPG – Curso de Qualificação Profissional Gratuito. Durante este curso, as participantes realizaram estágio supervisionado na Construtora Concreta.
Atualmente a entidade está em negociação com o Serviço Nacional (SENAC) e com o Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia (CIMATEC), que em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) realizarão cursos de pequena duração, com finalidade de capacitar a comunidade, gerando trabalho e renda. Simultaneamente, está sendo ofertado até o final do ano, o Programa de Inclusão Digital Caia na Rede, em parceria com a DELL, Microsoft e a Oi. Turmas com faixa etária e escolaridades similares estão sendo matriculadas.
(Vanessa Andrade – Assessora da Câmara e do Construir Melhor - fotos: Fundação Odebrecht)
Nenhum comentário:
Postar um comentário