O Programa de Modernização da Administração Tributária (PMAT) do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) já conta com projetos elaborados por técnicos do Ciapra, de acordo com a realidade de cada município que compõem o Consórcio. Entre os itens apoiados estão: capacitação técnica, aquisição de equipamentos, obras, projetos de engenharia, cadastro fiscal e outras alternativas de modernização tributária que permitirão aos municípios a redução da dependência única e exclusivamente dos repasses constitucionais do governo federal. O Programa ainda conta com apoio do DESENBAHIA.
Para Maurício Medeiros, presidente da Fundação Odebrecht, apoiadora do Consórcio, o Seminário é a realização de um sonho, que se materializa na representatividade de uma nova geração de jovens que a partir das oportunidades geradas com a capacitação e o apoio das associações, colhem os resultados. “a nossa preocupação é com a família. Não aceitamos a ideia dos jovens viverem compulsoriamente em ambientes desconfortáveis. Esta nova geração está sendo preparada para viver no seu ambiente rural. Eles não precisam sair de suas casas e isso só ocorre quando não se tem alternativas. O Ciapra é um grande exemplo de transformação na região”.
O CIAPRA tem como presidente, o prefeito de Piraí do Norte, Heráclito Menezes Leite e na vice-presidência, a prefeita de Nilo Peçanha, Maria das Graças Soares de Oliveira. Os prefeitos André Lisboa Filho (Ituberá), José Edmundo Dócio (Igrapiúna) e Antônio Conceição Almeida (Ibirapitanga), completam o Consórcio.
A Associação APA do Pratigi (AGIR) é um consórcio formado por 33 associações e beneficia cerca de 94 mil habitantes apoiadas pela Fundação Odebrecht. Medeiros lembrou que a Fundação nasceu em 1965 e que a primeira obra de engenharia do Grupo Odebrecht foi realizada em Itacaré em 1964. “O projeto de apoio da Fundação Odebrecht é a médio e longo prazo”, disse.
Para Pedro Paulo, diretor executivo da AGIR, o Consórcio tem uma visão comunitária e permite uma grande interação com os municípios consorciados. O presidente da AGIR, Josevaldo Almeida, reafirmou apoio as associações e reconheceu que o PMAT vai trazer benefícios importantes para os municípios associados. O diretor executivo do Ciapra, Francisco Pereira, destacou a realização do Seminário que lotou o auditório da AGIR e apresentou cinco prefeitos, 45 vereadores, além de representantes do BNDES, TCM, DESENBAHIA, Governo Federal e outros.
PALESTRAS
A realização do PMAT destacou personalidades que brindaram a todos com importantes palestras. Atentos, prefeitos, vereadores, técnicos entre outros puderam ter detalhamentos do programa e os resultados que os municípios colherão. Pelo BNDES, Ricardo Tanure apresentou o projeto de apoio e as formas de financiamento, além d a atuação do CIAPRA junto a integração do Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável (PDIS). A consultora do CIAPRA Maria Helena Oliveira, destacou as experiências positivas do PMAT em outros municípios, com resultados que modernizaram toda a gestão, inclusive com substancial aumento na arrecadação tributária. Pela tarde, mais outras quatro palestras foram apresentadas.
(Portal do Baixo Sul)
Nenhum comentário:
Postar um comentário