IPTU 2024

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Pescadores e marisqueiras do Galeão participam do Projeto Pescando Renda‏

Fortalecer a atividade pesqueira tem sido um dos desafios assumidos pela gestão municipal de Cairu,através da Secretária de Ação Social e da Superintendência de Pesca. Ações importantes vêm sendo desenvolvidas, a exemplo do Propesca que possibilita o beneficiamento dos pescadores artesanais com motores de rabetas e da promoção de cursos para obtenção de carteira de aquaviário, incentivando ainda mais esta atividade que é a segunda em geração de no município,ficando atrás apenas do turismo.

As parcerias também tem sido profícuas nesse campo. Recentemente quinze pescadores e marisqueiras ,oriundos da comunidade do Galeão, foram encaminhados pela Secretaria de Ação Social para a Escola Fábrica Comunitária,em Camaçari, do Projeto Pescando Renda,para participarem do curso de fabricação de embarcações de fibras.

Promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e de Combate à Pobreza (Sedes), o Projeto Pescando Renda qualifica a atividade dos pequenos pescadores artesanais e marisqueiras, utilizando-se da pesca como instrumento para a formação de grupos comunitários voltados à produção, beneficiamento e comercialização do pescado como fonte de renda.

O Pescando Renda promove a elevação de conhecimentos dos trabalhadores, permitindo sua capacitação continuada, incluindo formas de organização, autogestão e boas práticas de produção, nas várias fases da cadeia produtiva. O foco é o desenvolvimento social das comunidades. Após o término da qualificação os pescadores e marisqueiras receberão, além do certificado, materiais e ferramentas para que possam dar continuidade à fabricação das embarcações em sua comunidade, o Galeão.

Buscando implementar novas ações nesse sentido,o Secretário de Ação Social Fernando Brito,acompanhado do Superintendente de pesca Sandoval Xavier de pescadores e marisqueiras,esteve na Sedes, aonde se reuniu com o secretário da pasta, Carlos Brasileiro. De acordo com Fernando Brito o encontro foi satisfatório,pois conseguiu do Secretário Carlos Brasileiro a promessa de apoio aos programas já desenvolvidos pelo município.

Ainda segundo o Secretário Fernando Brito a administração municipal continuará investindo no fomento à atividade pesqueira no arquipélago. “ Em breve iniciaremos as obras das unidades de beneficiamento de pescado na Sede e no Galeão,possibilitando assim uma maior geração de renda para os pescadores,além de inclusão social continuada”,afirmou Fernando Brito.
(Jamille Soares - Assessora de Comunicação - Prefeitura de Cairu - BA)

Um comentário:

  1. O SECRETÁRIO FERNANDO BRITO TRABALHANDO PARA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DAS FAMILIAS DE CAIRU, É ISSO AÍ, VAMOS CONTINUAR TRABALHAR PARA O SOCIAL.......PARABÉNS SECRETÁRIO!

    ResponderExcluir