IPTU 2024

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

CAIRU - Colorido dos grupos culturais marca Festa de São Benedito

Como já é tradição encerrou-se no segundo domingo de janeiro (08) o ciclo de festas em honra a São Benedito. A Sede do município de Cairu ficou cheia de visitantes de cidades próximas, que vieram homenagear o santo, bem como de turistas estrangeiros ansiosos em conhecer as manifestações culturais que envolvem a festa. Mas o que se via pelas ruas da cidade eram, principalmente, filhos da terra aproveitando a data para reverenciar o santo negro e rever os parentes.
Após a missa solene, celebrada no Convento de Santo Antonio, foi distribuído o famoso pãozinho de São Benedito, também conhecido como o santo cozinheiro, que segundo os fiéis garante fartura na mesa por todo o ano. Em seguida o colorido dos grupos culturais tomou conta da cidade.

Além dos Congos e da Chegança, os grupos culturais Caretas (Zambiapunga), Boi Malhado, Puxada de Rede, Samba Quilombola, Samba Nossa Senhora da Penha, Dandoca, Barquinha e, ainda, a centenária Filarmônica Centro Popular Cairuense e Fanfarra de Cairu acompanharam o Reinado de São Benedito. A iniciativa da administração municipal, através da Secretaria da Cultura, de trazer grupos das ilhas para a festa e não somente aqueles grupos historicamente associados aos festejos da época, é uma maneira de fortalecer vínculos comunitários e o sentido de unidade territorial do município-arquipélago de Cairu.
Pela tarde houve a tradicional troca da coroa do velho para o novo Rei de São Benedito e de seu séquito real. Na sequência da programação aconteceu a descida do Mastro de São Benedito, com a disputa dos fiéis pelas folhas que estiveram ornando a Bandeira do Santo e que, para os devotos, têm forças medicinais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário