IPTU 2024

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Programa do governo federal que promove e difunde a cultura, com foco em comunidades em situação de vulnerabilidade social

“É um projeto que vem ao encontro do empenho do prefeito Ramiro, que tem se mostrado sensível ao trabalho pela cultura em Valença e também com relação às nossas questões sociais”, disse a diretora municipal da pasta, Edna Xavier, referindo-se ao tema do encontro que aconteceu último dia 24 de novembro, no Ministério da Cultura, em Brasília, a respeito do Programa Usinas Culturais, e do qual ela participou. O evento, com a presença de gestores culturais dos vários municípios brasileiros habilitados a se beneficiar com a iniciativa, fez parte do cronograma de implementação das ações cujo principal foco é o de trabalhar comunidades em situações de vulnerabilidade social. Nesse primeiro momento foram tratados assuntos referentes à mobilização e ao conveniamento necessários à efetivação do Programa.

Os municípios beneficiados tem até ao próximo dia 30 deste mês de dezembro para tomar todas as providências necessárias à assinatura do convênio. Cumpridas essas exigências, junho de 2012 é o prazo estipulado para a aquisição dos equipamentos necessários e realização das oficinas de capacitação e mobilização social.

Feito todo o processo de implantação do Programa, o município define o grupo que vai cuidar da gestão dos equipamentos e das ações da usinagem. Na verdade, o Usinas Culturais, que vai juntar atividades culturais e esportivas, é bem um agente de transformação social, observou a diretora, lembrando que, conforme disse o ministro interino da Cultura, Vítor Ortiz, no Encontro, “pode resultar em uma grande rede de cidadania e assim, com resultados surpreendentes para a qualidade de vida de comunidades hoje vulneráveis”.

Entusiasmada, Edna ressalta a importância desse trabalho, observando que, além de o mesmo ter como objetivo promover o desenvolvimento cultural na cidade, vai acontecer beneficiando diretamente comunidades em situação de vulnerabilidade social. Nessas áreas, o Programa, proposto pelo governo federal, através do Ministério da Cultura, e a realizar-se com a parceria dos governos estadual e municipal, visa promover investimentos em infraestrutura e programações culturais, criando assim condições para a prática dos exercícios dos direitos, da promoção da cidadania e do respeito e valorização das diversidades.

Em Valença, Usinas Culturais deverá ficar instalado na Escola Padre Lino Trezzi, no bairro do Porto da Imbira.
(Ivamar Batista – Comunicação - Prefeitura de Valença)

Nenhum comentário:

Postar um comentário