+ DE 20 obras

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Seppir e Caixa assinam acordo de cooperação

Parceria visa adesão à campanha Igualdade Racial é pra Valer
e prevê uma série de iniciativas pela promoção da igualdade racial

A Caixa Econômica Federal (CEF) firmou hoje (21) um acordo de cooperação técnica com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). A parceria visa à implementação de ações que assegurem a adesão da CEF à campanha Igualdade Racial é pra Valer e inclui, além da divulgação da campanha nos terminais de auto-atendimento, a adoção de uma série de iniciativas de promoção da equidade de cor, raça e gênero. Entre elas, a abordagem do quesito raça/cor no programa habitacional Minha Casa, Minha Vida.

"Com a inclusão do quesito raça/cor no Minha Casa, Minha Vida, essa parceria permite à Seppir, que não é um ministério de execução finalística, tornar mais sólida sua atuação no que se refere ao monitoramento de políticas públicas", declarou a ministra da Seppir, Luiza Bairros. De acordo com o presidente da CEF, Jorge Hereda, o acordo amplia as possibilidades de uma política já adotada pela instituição. Ele disse que a cooperação entre os dois órgãos viabilizará o aperfeiçoamento de ações pela promoção da igualdade racial que a Caixa vinha construindo junto aos seus públicos internos e externos.

A parceria entre os dois órgãos já nasce com uma situação concreta, a do filme da campanha institucional em que o escritor Machado de Assis era representado por um ator branco. Ambos os gestores - a ministra e o presidente - ressaltaram a importância do episódio tanto para o mercado publicitário em geral quanto para a publicidade de governo. Quanto ao desfecho configurado pela Caixa ao refazer o VT, desta vez com um ator afrodescendente, foi caracterizado como uma atitude exemplar e um marco para a área de comunicação. "Fizemos questão de tornar público o reconhecimento do nosso erro, pedindo desculpas à população e reproduzindo a peça corrigida", declarou Hereda.

Ações previstas
Além da divulgação das peças publicitárias nas agências, o acordo prevê uma série de medidas, que incluem a formulação, aplicação e avaliação de ações e mecanismos de promoção da equidade de cor, raça e gênero na área de recursos humanos da CEF; a adoção de mecanismos de promoção da equidade de cor, raça e gênero nos editais e cláusulas contratuais com prestadores de serviços; um levantamento de beneficiários por cor e gênero do programa Minha Casa, Minha Vida.

Outra iniciativa propõe uma parceria com o Ministério da Educação para realização de uma pesquisa sobre os beneficiários, por cor e gênero, do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) e do Programa Universidade para Todos (Prouni), visando a implementação de ações afirmativas; e ainda, a divulgação e o atendimento de demandas do Estatuto da Igualdade Racial.

Igualdade Racial é pra Valer
Lançada neste Ano Internacional dos Afrodescendentes, instituído pelas Nações Unidas, a campanha da Seppir convoca a sociedade a incorporar o movimento pelo fim do racismo no Brasil. As parcerias são estabelecidas com órgãos do governo, com a iniciativa privada e a sociedade civil, fortalecendo a promoção da igualdade racial em diferentes segmentos. Alem da CEF, a iniciativa já conta com a adesão de governos estaduais e municipais, da Câmara dos Deputados e do Senado Federal; dos Ministérios da Saúde, Educação e da Justiça, através da Polícia Federal; da Petrobras, dos Correios, da Tempo Propaganda e da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Os acordos de cooperação são construídos conforme a especificidade da atividade dos parceiros e incluem os planos de trabalho com atribuições das partes, metas e prazos para execução das ações. Além do comprometimento com a divulgação da campanha, também são previstas cláusulas relativas à formulação e implementação de ações afirmativas. Oferta de cursos de capacitação, realização de censos e estudos, adoção de sistemas de cotas raciais, proposição de leis, estão entre as iniciativas pautadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário