+ DE 20 obras

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

FRIGOVAL - Reunião entre secretário de agricultura de Valença e Seagri define metas para implantação de frigorífico

Na última sexta-feira (18/11), o Secretário de Agricultura de Valença, Agostinho Santana, acompanhado do Diretor do Departamento de Agricultura Familiar, Michel Meireles e do Presidente da ACECAF, Edvaldo da Cruz Farias, estiveram em Salvador para audiência com representantes da Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia (Seagri) para tratar de assuntos pertinentes ao frigorífico que será implantado no município. A equipe de Valença foi recebida pelo Chefe de Gabinete, Jairo Carneiro, representando o Secretário Eduardo Salles. Durante a reunião foram definidas metas para que a licitação da primeira etapa da construção do equipamento seja iniciada, conforme o cronograma do governo. Em agosto, os projetos arquitetônicos dos frigoríficos foram licitados, dando início às etapas para implantação dos mesmos. Entre os projetos elaborados está o de Valença, já encaminhado para a Superintendência de construções Administrativas da Bahia (SUCAB).

A Prefeitura de Valença tem cumprido rigorosamente todas as exigências visando o início das obras. O município disponibilizou uma área localizada no km 02 da BA 001, estrada Valença-Taperoá, onde será edificado o frigorífico. Nesta primeira etapa, serão disponibilizados R$ 2.100.00 (dois milhões e cem mil reais) pelo Governo do Estado e mais a contrapartida da Prefeitura de Valença, através do convênio assinado com a Agência de Defesa Agropecuária (Adab).

O termo de compromisso assinado entre o governo do estado e 15 prefeituras, dará suporte à construção de frigoríficos com capacidade para abate de 30 a 100 animais/dia. Valença, por ser um município polo, terá um equipamento em condições de abater 100 animais/dia, ao custo total de R$ 4.200.000 (quatro milhões e duzentos mil reais).

Os novos frigoríficos serão implantados em 15 municípios e deverão ser geridos por cooperativas, com a participação de pecuaristas, das prefeituras e de marchantes. "Estamos investindo dinheiro público, e queremos garantir que os frigoríficos terão perenidade", disse o secretário de Agricultura do Estado, Eduardo Salles.

As unidades, com capacidade de 100 animais/dia, serão implantadas nos municípios de Bom Jesus da Lapa, Valença, Remanso, Morro do Chapéu e Itabuna. Já os municípios de Itanhém, Barra, Santa Rita de Cássia, Medeiros Neto, Valente, Iguaí, Araci, Itaberaba, Jaguaquara e Paramirim, terão equipamentos com capacidade de abater 30 animais/dia.
(Magno Jouber – diretor de comunicação PMV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário