Nesta quinta-feira (27), foi apresentado o projeto de implementação do "Minha Horta" nas escolas e creches em parceria entre a Secretaria da Educação (SEMEC) e a Secretaria da Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Valença.
A atividade ocorreu no auditório Dário Loureiro da SEMEC, com coordenadoras e cozinheiras das unidades educacionais, representantes das secretarias e facilitadores do projeto, afim de montar as comissões de trabalho.
A representante da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, Isabelle Oliveira, explicou que a ação recicla cerca de 50% dos resíduos que costumeiramente contaminam a água e o solo, em atendimento às políticas nacionais, estaduais e à Política Municipal do Meio Ambiente de 2013.
Na atividade, a coordenadora do "Minha Horta", Gabriela Magalhães, apresentou três projetos pilotos realizados durante três meses nas escolas Heitor Augusto de Melo, Augusto Messias e Padre José de Souza.
O desenvolvimento do projeto tem como premissa o envolvimento da comunidade escolar e utiliza os resíduos da alimentação das cantinas para a produção de adubo na compostagem e depois o plantio de frutas, verduras e hortaliças.
Somente nos projetos pilotos 2,3 toneladas de resíduos já deixaram de ir para os lixões na adoção da coleta seletiva e o adubo pode ser vendido ou distribuído para as famílias dos estudantes.
O envolvimento da comunidade escolar também perpassa diversas disciplinas, que utilizam as hortas para atividades pedagógicas, formando os estudantes para a educação ambiental, a agroecologia e agregando valor para as escolas.
(Secom Prefeitura de Valença)
Nenhum comentário:
Postar um comentário