IPTU 2024

sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Prefeitura de Valença inaugura Biblioteca Fábio Luz...

A Prefeitura de Valença, através da Secretaria da Cultura, inaugurou no último dia três de janeiro, a Biblioteca Fábio Luz. Localizada na rua Cecília Meireles 75, no centro de Valença, a biblioteca fica aberta ao público de segunda à sexta das 8 às 14 horas.

Para utilizar o serviço de empréstimo domiciliar de livros e outros materiais impressos da biblioteca, o usuário deverá fazer o cadastro de leitor na secretaria municipal da Cultura, com sede no mesmo endereço. São passos simples e rápidos, que exigem apenas o documento de identidade, comprovante de residência e preenchimento da ficha de cadastro.

O prazo de devolução é de sete dias consecutivos, podendo ser prorrogado por mais uma semana, com empréstimos simultâneos de até três livros por usuário. Maiores informações pelo telefone 75 98244-3509 e pelo e-mail secdeculturadevalenca@hotmail.com.

Fábio Luz
Médico, inspetor de escola, valenciano, anarquista, escritor, Fábio Lopes dos Santos Luz, nascido na cidade de Valença, em 1864, foi um grande intelectual do anarquismo libertário brasileiro. Após formar-se em medicina, em Salvador, partiu para o Rio de Janeiro, onde sua vida profissional e artística teve maior desenvolvimento. Fábio Luz apoiava e participava das iniciativas dos trabalhadores, proferindo conferências, palestras e escrevendo na imprensa operária, como em “A Plebe”, “A Vida”, “Voz da União”, “Spartacus”, entre outros. Escreveu romances e novelas de temática social e de orientação anárquica. Foi um dos pioneiros do romance social no Brasil, entre seus textos literários mais destacados estão: “Ideólogo” e “Os Emancipados” (romances); e “Nunca” e “Manuscrito de Helena” (novelas). Foi membro da Academia Carioca de Letras. Faleceu em 1938.

Nenhum comentário:

Postar um comentário