IPTU 2024

terça-feira, 24 de setembro de 2019

IPAC assume preservação do Morro de São Paulo...

Fortaleza do Morro de São Paulo, Praça Aureliano Lima, Igreja Nossa Senhora da Luz, Portaló e o Farol foram tombados como patrimônio do Estado da Bahia
A Fortaleza do Morro de São Paulo, no município-arquipélago de Cairu, datada do século XVII, foi uma das importantes construções na defesa do litoral durante o período Brasil-Colônia. Nesta segunda-feira 23, o prefeito Fernando Brito esteve presente na transferência da administração do local, que estava sob responsabilidade da Secretaria do Turismo do Estado, representada pelo secretário Fausto Franco, para o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), representado pelo diretor João Carlos de Oliveira, na presença da chefe de gabinete da Secretaria da Cultura da Bahia, Cristiane Taquari. A Fortaleza recebeu tombamento provisório, assim como todo o entorno, que compõe a paisagem histórica do distrito: a Praça Aureliano Lima, a Igreja de Nossa Senhora da Luz, o Portaló e o Farol.

Na ocasião, Fernando Brito destacou a importância que terá o trabalho do Ipac na região, que realiza o gerenciamento do patrimônio na Bahia. "Além do Ministério e Secretaria do Turismo, que já atuam na preservação, iremos contar com o Ipac, que irá realizar a restauração das áreas e levantar todo o nosso acervo dentro deste perímetro", destacou o prefeito.

Para o Ipac, foi fundamental a preservação da área como um todo. "Nós chamamos de tombamento poligonal, pois trata-se da proteção do contexto da paisagem do Morro de São Paulo, que tem um grande valor histórico e cultural para o Estado da Bahia" comenta João Carlos.

A solenidade teve a participação de autoridades municipais e estaduais, com destaque para as áreas do Turismo e da Cultura. "O Instituto tem a expertise e maestria para fazer este trabalho. E turismo precisa de cultura, que precisa de história, que precisa de povo, então nossa relação com Cairu só cresce" pontua o secretário do Turismo do Estado, Fausto Franco.

As secretárias municipais do Turismo e da Cultura, respectivamente, Diana Farias e Graça Peleteiro, reforçaram o município de Cairu como um destino turístico não apenas de sol e praia, mas rico em cultura e história representativas da Bahia e do Brasil. A mesa da solenidade contou ainda com a presença do deputado federal Paulo Magalhães; de Raimundo Costa Júnior, em nome do deputado federal Raimundo Costa; o secretário do Turismo de Valença, Frank Roseira; o Comandante e Capitão de Fraga Cláudio Luiz Pereira Batista e Stephane Mery, representando os empresários do Morro de São Paulo. O grupo visitou também a sede de Cairu e o Convento de Santo Antônio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário