IPTU 2024

domingo, 31 de março de 2019

Sema e Inema entregam 1.049 certificados do Cefir em Taperoá...

Na última quarta-feira (27), a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) realizaram a entrega de 1.049 certificados do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir) para agricultores familiares do município de Taperoá. A entrega representa um investimento de R$ 78.685,49 do Governo do Estado, beneficiando proprietários ou possuidores de imóveis rurais de até quatro módulos fiscais. O documento é o primeiro passo para a regularização ambiental das propriedades rurais.

O evento aconteceu na quadra de esportes do Colégio Estadual Antônio Balbino, com a participação de representantes da Unidade Regional - UR Sul, do Inema. Na oportunidade, foi realizada uma palestra em comemoração ao Dia Mundial da Água.

Cadastro
O Cefir é o instrumento correspondente, no âmbito estadual, ao Cadastro Ambiental Rural - CAR, instituído nacionalmente como pilar da política de regularização ambiental no Brasil. O registro é obrigatório para todos os imóveis rurais, a fim de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, com o objetivo de compor uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental, econômico e combate ao desmatamento. A partir de dezembro de 2018 a lei passou a condicionar a inscrição no CAR para a concessão de crédito agrícola pelas instituições financeiras.

A ação conta com recursos de uma parceria firmada entre o Governo do Estado e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES/Fundo da Amazônia), firmado em 2014. O valor total do projeto é de R$ 37,2 milhões, sendo 85% oriundos do Fundo da Amazônia e 15% do Estado da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário