IPTU 2024

sábado, 11 de fevereiro de 2017

Secretarias da Cultura, Juventude e Comunicação de Valença, em parceria com o IDES, buscam apoio da SecultBA para diversas ações...

A equipe da secretaria da Cultura, Esporte e Lazer, juntamente com a diretoria da Juventude, Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Valença e a coordenadora do Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul (IDES), Liliana Leite, estiveram na Secretaria da Cultura do Estado da Bahia, reunidos com o superintendente da Diretoria de Territorialização da Cultura (DTC), Sandro Magalhães. A reunião visou fechar parcerias com o Estado para ações de fortalecimento das manifestações culturais do Território Baixo Sul e implementação do Sistema Municipal.

A secretária da Cultura de Valença, Janete Vomeri, explicou que já faz parte do planejamento da secretaria a criação do Sistema de Informações e de Indicadores em Cultura. Assim como, se colocou à disposição para mobilizar a reativação da Câmara Técnica da Cultura do Baixo Sul. Liliana Leite aproveitou a oportunidade para solicitar o apoio da Secult para a realização de um seminário sobre Sistemas Municipais e Patrimonialização, que deve acontecer no mês de agosto, em Valença. “O evento contará também com a parceria do Ministério Público da Bahia e vai abraçar todos os secretários e agentes culturais dos 15 municípios do Baixo Sul. Organizar e formalizar um setor são essenciais para o seu desenvolvimento. A sistematização é de fundamental importância considerando, inclusive, o repasse de verbas fundo a fundo que está previsto pelo Ministério da Cultura. E que já acontece em nível estadual”, ressaltou Liliana.

O superintendente Sandro Magalhães garantiu total apoio da Secult para o seminário e também ressaltou a importância dos prefeitos do Baixo Sul aderirem ao programa Municípios Culturais - uma ação baseada na soma de forças do Governo da Bahia com os municípios baianos, para fortalecer o setor cultural em todo Estado. “A base do programa está na relação entre o Estado e os Municípios baianos, que estão convidados a formalizar sua adesão e ficar aptos a atuar juntamente com a SecultBA em duas linhas, que resultarão em avanços institucionais e práticos: fortalecimento do Sistema da Cultura e apoio ao desenvolvimento de ações culturais nos Municípios. A assinatura do Termo de Cooperação com a SecultBA permitirá a realização conjunta de ações culturais, tais como consultorias, assessorias, oficinas, formações, encontros etc., distribuídas em sete categorias, como formação, fomento, institucionalização cultural, arquivo e biblioteca, linguagens artísticas, patrimônio cultural, grupos identitários e tradicionais”, explicou Sandro Magalhães. Vanessa Andrade, assessora de Comunicação de Valença, sugeriu uma ação de mobilização dos municípios a partir do Consórcio Intermunicipal da APA do Pratigi (CIAPRA), o qual reúne diversos prefeitos do Baixo Sul.

Na oportunidade, também foi abordado o projeto de revitalização da Fortaleza do Morro de São Paulo, o qual tem como um dos objetivos dar visibilidade e empoderamento às diversas manifestações culturais do Território, a partir de um calendário de apresentações mensais no espaço. Para tal, Sandro Magalhães sugeriu um Termo de Cooperação por um ano entre a Secult e o Ides, ou entre a Secult e algum outro órgão gestor, com o propósito de garantir a presença de diversos grupos culturais do Baixo Sul no calendário de eventos. Outra boa notícia do superintendente foi a elaboração de novos projetos que beneficiarão o setor da juventude, ressaltando a importância do município de Valença priorizar um levantamento dos coletivos culturais juvenis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário