IPTU 2024

sábado, 6 de fevereiro de 2016

Secretaria da Educação de Valença realiza Jornada Pedagógica 2016‏...

A secretaria da Educação de Valença realizou na quarta-feira 3, na Primeira Igreja Batista da cidade, a sua Jornada Pedagógica relativa ao ano letivo de 2016. No local compareceram os mais de 600 professores da rede municipal de ensino, onde participaram do evento que abriu, oficialmente, as atividades educacionais do município no período. Identidades e práticas na escola: ressignificando saberes e fazeres foi o tema do encontro que, entre outros objetivos, serviu para “motivar os professores a perceberem sua identidade profissional e a importância que possuem no processo de transformação de si e do outro, ‘além de se constituir em uma discussão’ sobre identidades e práticas a partir da ressignificação dos saberes na educação” em valores como a Especial, do Campo e de Jovens e Adultos.

A secretária municipal da Educação, Vanúzia Oliveira, abriu a Jornada enfatizando que “estamos aqui ressignificando saberes e discutindo o que somos e o que devemos ser. Ressignificando as nossas práticas, porque ser professor é ser agente de transformação social”. O Pastor Abimael Ribeiro, da Primeira Igreja Batista de Valença, igualmente se referindo ao papel do professor na sociedade, disse que “educação é, principalmente, quando a ação educacional é capaz de transformar educando e educador”. Para o vereador Fabrício Lemos, “educação é chama de esperança que pode trazer dias melhores”. O também vereador Reginaldo Araújo ressaltou que “as forças que mudam e transformam tem origem no poder de Deus sobre nós”. Enalteceu o trabalho da prefeita de Valença, Jucélia Nascimento, dedicado também à educação, e concluiu desejando que essa mesma inspiração divina siga com a gestora.

Coordenadora do Núcleo Regional de Educação (NRE), órgão da secretaria Estadual da Educação, em Valença, Flordolina Angélica, falou sobre o fortalecimento da educação após as parcerias e interação dos governos e a introdução de cursos técnicos nas escolas do Estado. Segundo ela, o Centro de Inclusão Produtiva (CEIP) local possui atualmente mil matriculados em cursos técnicos. “Isso é garantia de direitos”. Maria Salete Lucena, professora do município e presidente da Associação dos Professores Licenciados da Bahia (APLB/Costa do Dendê), observou que os professores são atores importantes no processo do desenvolvimento de um país. Também cobrou a implantação de mais creches com berçários em Valença.

A prefeita Jucélia Nascimento encerrou as falas que abriram a Jornada Pedagógica de Valença. Em seu breve pronunciamento, ela aproveitou para responder a indagações da representante da APLB. Jucélia garantiu que o município já está com quatro creches modelos em processo de licitação e que a verba já está garantida pelo Governo Federal. Questionada ainda sobre a situação do piso salarial dos professores do município, a prefeita disse que vai se reunir com a APLB para tratar do assunto. “Vamos discutir o que temos e o que queremos”. Finalizando, agradeceu aos professores e disse que “vocês são muito importante para Valença. São agentes de transformação social”.

Estiveram também presentes no evento o vice-prefeito de Valença, Joailton Manoel de Jesus; o vereador Antônio Barreto; o presidente do Conselho Municipal da Educação, Heraildo Moura, além de alguns diretores e secretários de outras secretarias do município..
(Ivamar de Queiroz e Magno Jouber/Ascom PMValença)

Nenhum comentário:

Postar um comentário